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https://hdl.handle.net/1822/6723
Título: | Bordados tradicionais portugueses |
Autor(es): | Silva, Paulo Fernando Teles de Lemos |
Orientador(es): | Neves, Maria Manuela Dias, Manuel Ferreira |
Data: | 9-Nov-2006 |
Resumo(s): | Apresentamos a dissertação na qual foi feita uma resenha histórica do bordado
tradicional ao longo dos tempos e dirigimos a investigação para a história e evolução do bordado
em Portugal e regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
A proposta apresentada visa dar a conhecer uma arte tantas vezes esquecida e perdida
na memória do tempo, à qual nem sempre tem sido atribuído o verdadeiro mérito.
As áreas geográficas do país onde detectámos predominar ainda com bastante
incidência a arte de bordar foram as regiões do norte e centro do país.
Os bordados tradicionais portugueses destacam-se entre si pelos materiais utilizados,
pelas técnicas usadas ou ainda pelos suportes onde são bordados. Muitos dos pontos
encontrados nos bordados em Portugal foram introduzidos no país, na época dos
Descobrimentos, pelas cópias de trabalhos que eram trazidas de fora. Estes foram assimilados
pelas localidades onde se sediaram que posteriormente lhe deram um cunho próprio e original,
tornando-os característicos de determinadas zonas, como é o caso dos bordados de Castelo
Branco, das Caldas da Rainha, entre outros.
Constatamos que os mesmos pontos se encontram, muitas vezes, em vários bordados
tradicionais de várias zonas do país.
No passado, o bordado esteve muitas vezes ligado à economia de uma população
maioritariamente rural que ocupava os seus tempos de lazer com esta arte manual.
Hoje, o futuro reserva ao bordado a transposição para os têxteis lar e para o vestuário, o
que já começa a verificar-se nalgumas regiões onde fizemos a investigação, nomeadamente, na
Lixa, em Airães e em Vila Verde.
A investigação resultou no desenvolvimento de um suporte informático sobre o assunto
em estudo, que o torna extremamente profícuo, na medida em que pode ser utilizado a nível do
ensino e divulgação dos bordados tradicionais portugueses.
Este suporte informático pode funcionar como E-learning e incluiu um vasto repertório de
imagens, desenhos, técnicas e motivos dos bordados tradicionais portugueses, permitindo situálos,
ao mesmo tempo, na região de onde são oriundos. Toda a investigação feita ao longo do
trabalho, incluindo imagens e notas explicativas, foram desenvolvidas com recurso a sonorização
e animação. We present the dissertation in which an historical report of the traditional embroidery throughout time was made and we directed the investigation to the history and evolution of embroidery in Portugal and the Portuguese Islands of Madeira and Azores. This proposal pretends to show this kind of art often forgotten and lost in time memories, so many times undervalued. We found that the art of embroidery still exists and has a special incidence in the north and the centre of our country. The Portuguese traditional embroidery distinguishes from one another because of the different materials, technics and supports which are used. Many of the stitches found in the Portuguese embroidery were introduced in our country during the Discoveries by copies of different works that were taken from other countries. These were assimilated by local people who gave them a special and original mark with special characteristics of their places, such as the well known embroideries of Castelo Branco, Caldas da Rainha and others. We can find the same stitch in many embroideries from different places in the country. In the past the embroidery was connected with the economy of the population mainly the rural one that used this art for leisure. In the future the embroideries will be used in textile products – home and clothes –some can already be found in places where we made this investigation such as: Lixa, Airães and Vila Verde. The result of this investigation exists in an informatic support which can be used to teach and to show the traditional Portuguese embroidery. This informatic support can be used as an E- learning and contains a vast list of images, drawings, technics and motives of traditional Portuguese embroidery, and we still can, at the same time, place them in the region where they are from. All the investigation, images and notes included, were developed with sound and animation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Design e Marketing - Área de Especialização em Têxtil. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6723 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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