Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66977

TítuloBeing History Teacher - the beginning of a formative-educational process
Outro(s) título(s)Ser Professor de História em tempos difíceis:início de um processo formativo
Autor(es)Gago, Marília
Palavras-chaveHumanismo
Educação Histórica
Formação de Professores
Profissionalismo gerencialista
Profissionalismo democrático
Humanism
History Education
Teacher Education
Management Profissionalism
Democratic Profissionalism
Data2018
EditoraUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
RevistaAntíteses
Resumo(s)A realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olharacerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal,acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.
The present reality shares a historical narrative that seems to be very focused on what distinguishes us. Humanity seems to be defined more by what separates it than by what unites it, by what exists in common. Sharing the need for a new look at the human being and the conception that history is transformative and allows the complexity of understanding the world it was considered relevant to understand how a process of formation can contribute to the professional development and historical thinking of future History teachers, masters students on training. It is proposed to analyze the ideas that emerged from an initial task proposed and carried out by twenty students -future teachers of History, to then challenge these ideas throughout the formation processand in a longitudinal logic accompany the professional development and historical thinking of these students. The emerged ideas seem being guided by a logic of managerial professionalism and of prospecting History as the field that forms citizens. These ideas suggest being on the road with external demands conveyed by political entities and agendas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66977
DOI10.5433/1984-3356.2018v11n22p505
ISSN1984-3356
Versão da editorahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35764
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
35764-177060-1-PB.pdf179,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID