Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66977

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGago, Maríliapor
dc.date.accessioned2020-09-16T09:24:05Z-
dc.date.available2020-09-16T09:24:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1984-3356por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/66977-
dc.description.abstractA realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olharacerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal,acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.por
dc.description.abstractThe present reality shares a historical narrative that seems to be very focused on what distinguishes us. Humanity seems to be defined more by what separates it than by what unites it, by what exists in common. Sharing the need for a new look at the human being and the conception that history is transformative and allows the complexity of understanding the world it was considered relevant to understand how a process of formation can contribute to the professional development and historical thinking of future History teachers, masters students on training. It is proposed to analyze the ideas that emerged from an initial task proposed and carried out by twenty students -future teachers of History, to then challenge these ideas throughout the formation processand in a longitudinal logic accompany the professional development and historical thinking of these students. The emerged ideas seem being guided by a logic of managerial professionalism and of prospecting History as the field that forms citizens. These ideas suggest being on the road with external demands conveyed by political entities and agendas.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina (UEL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectHumanismopor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectProfissionalismo gerencialistapor
dc.subjectProfissionalismo democráticopor
dc.subjectHumanismpor
dc.subjectHistory Educationpor
dc.subjectTeacher Educationpor
dc.subjectManagement Profissionalismpor
dc.subjectDemocratic Profissionalismpor
dc.titleBeing History Teacher - the beginning of a formative-educational processpor
dc.title.alternativeSer Professor de História em tempos difíceis:início de um processo formativopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35764por
oaire.citationStartPage507por
oaire.citationEndPage519por
oaire.citationIssue22por
oaire.citationVolume11por
dc.identifier.doi10.5433/1984-3356.2018v11n22p505por
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journalAntítesespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
35764-177060-1-PB.pdf179,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID