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https://hdl.handle.net/1822/6695
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tracana, Rosa Branca | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Eduarda | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2007-07-17T14:18:17Z | - |
dc.date.available | 2007-07-17T14:18:17Z | - |
dc.date.issued | 2007-05-16 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, B. ; CARVALHO, G. S. ; PEREIRA, V., ed. lit. – “Novas realidades, novas práticas : actas do Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 3, Braga, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2007. | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6695 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental tem vindo a ser uma ferramenta básica na contribuição para a mudança de valores, mentalidades e atitudes. As interacções entre o conhecimento científico (K), os valores (V) e as práticas sociais (P) (modelo KVP, Clément, 2006) são importantes na transposição didáctica, sendo uma ferramenta útil no sentido de compreender o que está relacionado com a ciência ou com os valores num texto científico, como é o caso dos manuais escolares. A análise de manuais é um elemento primordial na avaliação de como os objectivos educacionais (a nível legislativo dos Programas Nacionais) são implementados a nível escolar, onde os alunos devem adquirir conhecimento, competências e desenvolver valores apropriados no sentido de um desenvolvimento sustentável. O objectivo do presente estudo foi analisar a progressão do tema poluição ao longo dos 12 anos de escolaridade Portuguesa básica e secundária, desde o 1º ano até ao 12º ano de escolaridade, dando especial atenção ao “impacto na humanidade”, “consequências económicas”, “riscos sociais”, “valores estéticos” e “motivações éticas, morais e culturais”. Os resultados mostraram que: i) o planeta é visto como um recurso para a humanidade em vez de um recurso partilhado com outros seres vivos; ii) é dada uma maior importância às tecnologias no desenvolvimento sustentável em detrimento de mudanças no comportamento individual e social; iii) é depositada uma confiança ilimitada nas soluções da ciência e tecnologia em vez de ser usado o princípio da precaução. As conclusões do presente estudo mostram que é recomendada uma mudança nos manuais de forma a dar maior ênfase ao papel do Homem na resolução de problemas relacionados com a poluição e a contribuir para um aumento da cidadania dos alunos. | eng |
dc.description.sponsorship | European Project FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015. | eng |
dc.description.sponsorship | LIBEC/CIFPEC - Unidade de Investigação (16/644) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC) | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Análise de manuais | eng |
dc.subject | Educação ambiental | eng |
dc.subject | Poluição | eng |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | eng |
dc.title | A poluição nos manuais portugueses de biologia e geografia do ensino básico e secundário | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Poluicao manuais Pt.pdf | Artigo | 325,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |