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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorFerreira, Cláudia-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2007-07-17T14:18:17Z-
dc.date.available2007-07-17T14:18:17Z-
dc.date.issued2007-05-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, B. ; CARVALHO, G. S. ; PEREIRA, V., ed. lit. – “Novas realidades, novas práticas : actas do Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 3, Braga, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2007.eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/6695-
dc.description.abstractA Educação Ambiental tem vindo a ser uma ferramenta básica na contribuição para a mudança de valores, mentalidades e atitudes. As interacções entre o conhecimento científico (K), os valores (V) e as práticas sociais (P) (modelo KVP, Clément, 2006) são importantes na transposição didáctica, sendo uma ferramenta útil no sentido de compreender o que está relacionado com a ciência ou com os valores num texto científico, como é o caso dos manuais escolares. A análise de manuais é um elemento primordial na avaliação de como os objectivos educacionais (a nível legislativo dos Programas Nacionais) são implementados a nível escolar, onde os alunos devem adquirir conhecimento, competências e desenvolver valores apropriados no sentido de um desenvolvimento sustentável. O objectivo do presente estudo foi analisar a progressão do tema poluição ao longo dos 12 anos de escolaridade Portuguesa básica e secundária, desde o 1º ano até ao 12º ano de escolaridade, dando especial atenção ao “impacto na humanidade”, “consequências económicas”, “riscos sociais”, “valores estéticos” e “motivações éticas, morais e culturais”. Os resultados mostraram que: i) o planeta é visto como um recurso para a humanidade em vez de um recurso partilhado com outros seres vivos; ii) é dada uma maior importância às tecnologias no desenvolvimento sustentável em detrimento de mudanças no comportamento individual e social; iii) é depositada uma confiança ilimitada nas soluções da ciência e tecnologia em vez de ser usado o princípio da precaução. As conclusões do presente estudo mostram que é recomendada uma mudança nos manuais de forma a dar maior ênfase ao papel do Homem na resolução de problemas relacionados com a poluição e a contribuir para um aumento da cidadania dos alunos.eng
dc.description.sponsorshipEuropean Project FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.eng
dc.description.sponsorshipLIBEC/CIFPEC - Unidade de Investigação (16/644) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectAnálise de manuaiseng
dc.subjectEducação ambientaleng
dc.subjectPoluiçãoeng
dc.subjectDesenvolvimento sustentáveleng
dc.titleA poluição nos manuais portugueses de biologia e geografia do ensino básico e secundárioeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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