Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66474

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Cleusa Suzanapor
dc.contributor.authorMagalhães-Júnior, Carlos Alberto de Oliveirapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2020-08-16T20:16:49Z-
dc.date.available2020-08-16T20:16:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAraújo, C.Z., Magalhães-Júnior, C.A.O. & Carvalho, G. S. (2020). Representações sociais sobre saúde de participantes de grupos de pesquisa de ensino de ciências do Norte e do Sul do Brasil. Revista PRISMA, 1(1), 106–120por
dc.identifier.issn2675-5483-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/66474-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os participantes de dois Grupos de Pesquisa (GP) na área do Ensino de Ciências, um da região norte e outro do sul do Brasil, compartilham sobre Saúde. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Saúde. Os resultados apontaram para a concepção polissêmica que cerca a concepção de saúde. As palavras que caracterizam o núcleo central de cada GP foram distintas. Apenas Nno GP do norte, consta “bem-estar”, reforçando o conceito apresentado pela Organização Mundial de Saúde, presente na maioria dos documentos oficiais. As demais palavras do núcleo central do dois GPs estão articuladas a diversos determinantes de saúde. Devido aos Grupos de Pesquisa estarem associados ao ensino de Ciências os dados apontam a necessidade de um aprofundamento teórico neste campo do saber.por
dc.description.abstractThe present study aimed to know the Social Representations that the participants of two Research Groups (GP) in the area of Science Teaching, one from the northern region and the other from the south of Brazil,share about Health. To reach the proposed objective, used the technique of free evocation of words is used to know the representations that teachers shared in relation to Health. The results pointed to the polysemic conception that surrounds the conception of health. The words that characterize the central core of each GP were different. Only in the northern GP, there is "well-being", reinforcing the concept presented by the World Health Organization, present in most official documents. The other words of the central nucleus of the two GPs are linked to several health determinants. Due to the Research Groups being associated with Science teaching, the data point to the need for a theoretical deepening in this field of knowledge.por
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo conocer las Representaciones Sociales que los participantes de dos Grupos de Investigación (GP) en el área de Enseñanza de las Ciencias, uno de la región norte y otro del sur de Brasil, comparten sobre Salud. Para alcanzar el objetivo propuesto, utilizamos La técnica de la libre evocación de las palabras se utiliza para conocer las representaciones que los docentes comparten en relación con la salud. Los resultados apuntan a la concepción polisémica que rodea la concepción de la salud. Las palabras que caracterizan el núcleo central de cada GP fueron diferentes. Solo en el GP del norte hay "bienestar", lo que refuerza el concepto presentado por la Organización Mundial de la Salud, presente en la mayoría de los documentos oficiales. Las otras palabras del núcleo central de los dos médicos generales están vinculadas a varios determinantes de la salud. Debido a que losgrupos de investigación están asociados con la enseñanza de las ciencias, los datos apuntan a la necesidad de una profundización teórica en este campo del conocimiento.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Prismapor
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectConcepção de saúdepor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectConcepções Alternativaspor
dc.titleRepresentações sociais sobre saúde de participantes de grupos de pesquisa de ensino de ciências do Norte e do Sul do Brasilpor
dc.title.alternativeSocial representations on the health of participants in science education research groups in North and Southern Brazilpor
dc.title.alternativeRepresentaciones sociales sobre la salud de los participantes en grupos de enseñanza de ciencias en el Norte y el Sur de Brasilpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/13/8por
oaire.citationStartPage106por
oaire.citationEndPage120por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Prismapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prisma_RS-Saude_Br.pdf458,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID