Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65941

TítuloAs representações sociais dos estudantes sobre a inclusão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) - Campus Caicó
Outro(s) título(s)Students' social representations about inclusion in the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil) - Campus Caicó
Autor(es)Borges, Cynara Tercia Martins
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveEducação profissional
Inclusão
Pessoa com deficiência
Representações sociais
Disabled person
Inclusion
Professional education
Social representations
Data2019
Resumo(s)A presente dissertação tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais dos estudantes do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio face à inclusão do estudante com deficiência na educação profissional, especificamente no Campus Caicó. A pesquisa surgiu do debate em torno da inclusão escolar presente no cerne educacional. O trabalho se identifica com o entendimento dos próprios estudantes sobre a temática, aspetos que podem contribuir para a melhoria da educação. Optamos por um referencial teórico-metodológico sobre representações sociais, inclusão, educação inclusiva e educação profissional. É uma pesquisa descritiva qualitativa, tendo como método, o estudo de caso. A investigação foi realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), Campus Caicó. A pesquisa teve como fonte de dados entrevistas semiestruturadas e a técnica de grupo focal, respetivamente, realizadas com 05 (cinco) estudantes com deficiência e 10 (dez) estudantes sem deficiência. Foram recolhidos depoimentos de 06 (seis) professores das turmas selecionadas como forma de ampliar e fortalecer as falas dos estudantes. Para analisar os dados utilizamos a abordagem de Análise de Conteúdo. Apesar do discurso oficial e legal das políticas de inclusão ter ganhado espaço nos debates políticos e educacionais, percebeu-se na fala dos estudantes que o preconceito ainda é uma questão muito forte no seio social, o que não condiz com a representação social da inclusão identificada a partir das falas dos discentes no âmbito da instituição pesquisada, inferindo-se que a inclusão no IFRN/Campus Caicó se baseia nas dimensões social e institucional tanto para estudantes com deficiência, como sem deficiência. Percebemos que a conceção de inclusão na instituição encontra-se em um processo de transição com sinais positivos para inclusão, mas que ainda é necessário percorrer um longo caminho para se atender a que o paradigma propõe. Entendemos que para uma escola ser verdadeiramente inclusiva, nenhum aluno, independente de raça, etnia, condição social, condições físicas, pode ficar de fora do contexto social e educacional. Isso mostra o quão complexa é a proposta da inclusão.
This dissertation aims to identify and analyze the social representations of students of the Computer Technician course integrated with high school in view of the inclusion of students with disabilities in vocational education, specifically in Campus Caicó. The research emerged from the debate around school inclusion present in the educational core. The work identifies with the students' own understanding of the subject, aspects that can contribute to the improvement of education. We opted for a theoreticalmethodological framework on social representations, inclusion, inclusive education and vocational education. It is a qualitative descriptive research, having as method, the case study. The investigation was conducted at the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil), Campus Caicó. The research had as data source semi-structured interviews and the focus group technique, respectively, conducted with 05 (five) students with disabilities and 10 (ten) students without disabilities. Testimonials were collected from 06 (six) teachers from the selected classes as a way to broaden and strengthen the students' speeches. To analyze the data we use the Content Analysis approach. Although the official and legal discourse of inclusion policies has gained space in political and educational debates, it was noticed in the students' speech that prejudice is still a very strong issue within the social environment, which is not consistent with the social representation of the identified inclusion. From the speech of the students within the researched institution, it can be inferred that the inclusion in the IFRN / Campus Caicó is based on the social and institutional dimensions for students with disabilities, as well as without disabilities. We realize that the concept of inclusion in the institution is in a transition process with positive signs for inclusion, but it is still necessary to go a long way to meet the paradigm proposed. We understand that for a school to be truly inclusive, no student, regardless of race, ethnicity, social condition, physical condition, can be left out of the social and educational context. This shows how complex the proposal of inclusion is.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65941
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cynara Tercia Martins Borges.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID