Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/654
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Manuela | por |
dc.contributor.author | Chaves, José Henrique | por |
dc.date.accessioned | 2004-10-14T11:22:00Z | - |
dc.date.available | 2004-10-14T11:22:00Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | [SILVA, Bento Duarte da; ALMEIDA, Leandro S., ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 6, Braga, 2001 : actas”. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. ISBN 972-8098-87-1. vol. I. p. 663-672.] | por |
dc.identifier.isbn | 972-8098-87-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/654 | - |
dc.description.abstract | A utilização da imagem no Programa de Treino da Percepção Visual que criámos e testámos tornou-se muito proveitosa (Dias e Chaves, 2000; Dias e Chaves, 2001), pois o recurso à imagem no treino das competências de Percepção Visual favorece a aquisição de informação e permite um melhor e mais organizado armazenamento da informação (Myers & Hammill, 1990), podendo dizer-se que qualquer captação da imagem pela nossa visão acarreta o desenvolvimento de uma actividade mental, orientada simultaneamente numa dupla direcção (francastel, 1983). O programa de treino criado destina-se a alunos com Dificuldades de Aprendizagem que também beneficiam imenso com o recurso à imagem, afirmando Escarpit (1972) que a criança realiza diversas operações de abstracção na apreensão de imagens figurativas: atribuição de um valor semântico às cores, estabelecimento de relações causa-efeito entre os vários elementos da imagem, compreensão de movimentos de sequência, etc., operações muito importantes para o desenvolvimento da inteligência infantil (cit. Dias, 1999). Também outros autores entendem que a integração da imagem nestes programas é fundamental por favorecer a aquisição de informação assim como a assimilação e a retenção de conhecimentos, reduzindo a carga mnésica no tratamento da informação e permitindo uma melhor organização e armazenamento da informação (Salvia & Ysseldyke, 1991). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) | por |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.title | A imagem no programa de treino da percepção visual | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose (p.663-672).pdf | 491,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |