Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/65034

TitleThe hidden prosumer: consumer-citizens participation in the invisible economy of advertising
Author(s)Duarte Melo, Ana
KeywordsProsumer
Publicidade
Participação
Consumidor-cidadão
Co-criação
Ecologia mediática
Issue date2014
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Abstract(s)Este artigo foca a participação do prosumidor - enquanto produtor e consumidor-cidadão – na publicidade e as suas implicações na construção dos conteúdo e dos públicos publicitários, formatando a indústria, produtos e perfis de consumo e a ecologia dos meios de comunicação. Com base na definição de prosumidor de Alvin Toffler, a dupla condição do indivíduo como produtor e consumidor, e sua designação da chamada economia invisível, analisaremos como a indústria da publicidade enfrenta os desafios colocados por esta participação, incorporando contribuições de prosumidores, como fonte de capital criativo e ferramentas operacionais. Além disso, discutiremos como a interação entre prosumidores e média, especialmente a publicidade, denota um empowerment paradoxal: os prosumidores co-criadores conquistam a sua própria voz na esfera pública, influenciando o conteúdo e ganhando poder de edição sobre a sua substância; mas porque são também são consumidores dos média, isto é, audiência, os prosumidores constroem valor mediático para a publicidade tornando-se parte dos produtos destinados ao consumo. Refletindo além da co-criação sobre a participação below-the-line, menos visível, enuncia-se ainda seu o potencial de cidadania, como meio de construir e influenciar a paisagem quotidiana.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65034
ISBN978-989-8600-14-1
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/162
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_Duarte-Melo_the-hidden-prosumer.pdf273,74 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID