Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/65034

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuarte Melo, Anapor
dc.date.accessioned2020-04-23T11:31:42Z-
dc.date.available2020-04-23T11:31:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8600-14-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65034-
dc.description.abstractEste artigo foca a participação do prosumidor - enquanto produtor e consumidor-cidadão – na publicidade e as suas implicações na construção dos conteúdo e dos públicos publicitários, formatando a indústria, produtos e perfis de consumo e a ecologia dos meios de comunicação. Com base na definição de prosumidor de Alvin Toffler, a dupla condição do indivíduo como produtor e consumidor, e sua designação da chamada economia invisível, analisaremos como a indústria da publicidade enfrenta os desafios colocados por esta participação, incorporando contribuições de prosumidores, como fonte de capital criativo e ferramentas operacionais. Além disso, discutiremos como a interação entre prosumidores e média, especialmente a publicidade, denota um empowerment paradoxal: os prosumidores co-criadores conquistam a sua própria voz na esfera pública, influenciando o conteúdo e ganhando poder de edição sobre a sua substância; mas porque são também são consumidores dos média, isto é, audiência, os prosumidores constroem valor mediático para a publicidade tornando-se parte dos produtos destinados ao consumo. Refletindo além da co-criação sobre a participação below-the-line, menos visível, enuncia-se ainda seu o potencial de cidadania, como meio de construir e influenciar a paisagem quotidiana.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProsumerpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectConsumidor-cidadãopor
dc.subjectCo-criaçãopor
dc.subjectEcologia mediáticapor
dc.titleThe hidden prosumer: consumer-citizens participation in the invisible economy of advertisingpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/162por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage87por
oaire.citationEndPage99por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationComunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debatepor
oaire.versionVoRpor
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_Duarte-Melo_the-hidden-prosumer.pdf273,74 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID