Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64625

TítuloCidadania ativa na infância: roteiros metodológicos
Autor(es)Fernandes, Natália
Trevisan, Gabriela de Pina
Editor(es)Alberto, Maria de Fatima Pereira
Lucas, Antonia Picornell
Palavras-chaveInfancia
Cidadania
Data2018
EditoraEditora UFPB
CitaçãoFernandes, N., Trevisan, G. (2018). Cidadania ativa na infância: roteiros metodológicos. In Fátima Alberto e Antonia Picornell (org.), Experiencias mundiales de ciudadania de la infancia e adolescência (pp. 121-138), Baía, Editora UFPB
Resumo(s)Este capítulo reflete acerca dos discursos produzidos sobre a infância e as crianças que têm vindo a ser fortalecidos no sentido de afirmar a ideia de que as crianças são cidadãos e sujeitos ativos de direitos. Este percurso, sustentado formalmente a partir de 1989 com a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), e fortalecido posteriormente com outros mecanismos formais, como é o caso do Comentário Geral nº 12, de 2009, do Comité dos Direitos da Criança e da Recomendação do Conselho de Ministros da União Europeia, em 2012, foi acompanhado, em termos teóricos, por um significativo movimento de autores que, sobretudo a partir da área dos Estudos da Criança, têm vindo a defender outras possibilidades de entender as crianças e a infância. Este movimento teórico tem trazido para a discussão os conceitos de participação e de cidadania das crianças, elementos fundacionais da imagem renovada da criança enquanto sujeito ativo de direitos e enquanto cidadão. Neste texto apresentamos algumas possibilidades metodológicas de respeitar esta imagem de infância.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64625
ISBN978-85-237-1332-4
Versão da editorahttp://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/128/48/520-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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