Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64625

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Natáliapor
dc.contributor.authorTrevisan, Gabriela de Pinapor
dc.contributor.editorAlberto, Maria de Fatima Pereirapor
dc.contributor.editorLucas, Antonia Picornellpor
dc.date.accessioned2020-03-30T08:38:58Z-
dc.date.available2020-03-30T08:38:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFernandes, N., Trevisan, G. (2018). Cidadania ativa na infância: roteiros metodológicos. In Fátima Alberto e Antonia Picornell (org.), Experiencias mundiales de ciudadania de la infancia e adolescência (pp. 121-138), Baía, Editora UFPBpor
dc.identifier.isbn978-85-237-1332-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64625-
dc.description.abstractEste capítulo reflete acerca dos discursos produzidos sobre a infância e as crianças que têm vindo a ser fortalecidos no sentido de afirmar a ideia de que as crianças são cidadãos e sujeitos ativos de direitos. Este percurso, sustentado formalmente a partir de 1989 com a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), e fortalecido posteriormente com outros mecanismos formais, como é o caso do Comentário Geral nº 12, de 2009, do Comité dos Direitos da Criança e da Recomendação do Conselho de Ministros da União Europeia, em 2012, foi acompanhado, em termos teóricos, por um significativo movimento de autores que, sobretudo a partir da área dos Estudos da Criança, têm vindo a defender outras possibilidades de entender as crianças e a infância. Este movimento teórico tem trazido para a discussão os conceitos de participação e de cidadania das crianças, elementos fundacionais da imagem renovada da criança enquanto sujeito ativo de direitos e enquanto cidadão. Neste texto apresentamos algumas possibilidades metodológicas de respeitar esta imagem de infância.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora UFPBpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInfanciapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleCidadania ativa na infância: roteiros metodológicospor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/128/48/520-1por
oaire.citationStartPage121por
oaire.citationEndPage138por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleExperiancias mundiales de ciudadania de la infancia e adolescênciapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidadania ativa na infancia_roteiros metodológicos.pdf6,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID