Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/64345

TitleComportamentos auditivos das crianças percepcionados pelo professor com recurso ao Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): estudo piloto
Author(s)Martins, Inês
Nunes, Cristiane Lima
Carvalho, Graça Simões de
Capellini, Simone
KeywordsProcessamento Auditivo
Questionário QDPA
Issue date2020
PublisherUniversidade de Évora
CitationMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2020) Comportamentos auditivos das crianças percepcionados pelo professor com recurso ao Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): estudo piloto. In: Livro de Resumos - IV ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Évora, Universidade de Évora. p.77
Abstract(s)Uma vez que a escola é o local onde as crianças passam mais tempo e, onde a aprendizagem escolar ocorre, os professores terão condições para conseguir caracterizar o perfil de cada criança. Daí a importância da colaboração destes profissionais na identificação de sinais de alerta para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com as aprendizagens escolares. O questionário QDPA, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, concebido pelo Dr. Brian O’Hara, foi traduzido para Português Europeu, com a devida autorização do autor. Para efeitos de estudo piloto, o questionário QDPA, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, foi preenchido por um professor de uma turma do 4º ano (crianças de 9-10 anos), tendo-se obtido 21 questionários referentes aos alunos dessa turma. O QDPA é um questionário constituído por 50 questões relacionados com comportamentos auditivos da criança, incluindo questões direcionadas para as áreas da linguagem e da atenção. Para cada questão há 4 opções de resposta: raramente, às vezes, com frequência, maioria das vezes. Os dados recolhidos encontram-se em fase de análise, utilizando a fórmula Excel do questionário original, criada pelo autor hawaiano e seus colaboradores, e posteriormente analisadas com recurso à versão 25 do programa IBM SPSS. Consideramos que o QDPA poderá vir a ser um instrumento útil na medida em que fornece uma caracterização dos comportamentos auditivos, de linguagem e de atenção, identificando crianças com suspeitas de alterações do Processamento Auditivo, Atenção e/ou Linguagem. Desta forma, o QDPA poderá ser considerado um instrumento de rastreio, permitindo que as crianças, em casos que assim se justifiquem, sejam encaminhadas para os profissionais adequados, para que possa ser feita uma exploração das dificuldades identificadas.
TypeOral presentation
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64345
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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