Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64011
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Vítor Silva | por |
dc.contributor.author | Antão, G. | por |
dc.contributor.author | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | por |
dc.contributor.editor | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | por |
dc.contributor.editor | Telles, A. | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T11:56:47Z | - |
dc.date.available | 2020-02-20T11:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Faria, V., Antão, G., & Martingo, A. (2019). O trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneas. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 111-116). V. N. Famalicão: Húmus. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64011 | - |
dc.description.abstract | Embora o trombone tenha adquirido a sua forma atual no século XV,1 não é relevante até ao século XX a produção composicional a solo, ou em música de câmara, no repertório canónico para este instrumento, que assumiu, ao longo do tempo, uma função predominantemente harmónica, quer a dobrar vozes (particularmente na música religiosa), quer no seio orquestral (Shelton, 2010). A técnica do trombone permaneceu determinada por tais funções,2 não obstante o instrumento permitir ajustes constantes à altura do som, apresentando, por isso, mais possibilidades que os instrumentos de válvulas (Moore, 2016). Mais recentemente, Stuart Dempster (n. 1936), um dos músicos que mais se dedicou à exploração de técnicas não convencionais no trombone (cf. McIlwain, 2010), inverteu a relação entre instrumentista e instrumento. De facto, Dempster (1979), sugerindo que o instrumento apenas foca a vibração e depois a amplia, considera que a fonte de som primária é a vibração labial – ou seja, sucintamente, o instrumento é o músico, a partir do qual se produz o som. Tal conceção, bem como a escrita para trombone, têm um impulso decisivo com Solo for Sliding Trombone (1958), de John Cage (1912-1992), que marcou o início de uma nova era para o instrumento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Húmus | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | O trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneas | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
sdum.bookTitle | Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VF_GA_AM_OTrombone.pdf | 498,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |