Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64011

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Vítor Silvapor
dc.contributor.authorAntão, G.por
dc.contributor.authorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.editorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.editorTelles, A.por
dc.date.accessioned2020-02-20T11:56:47Z-
dc.date.available2020-02-20T11:56:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFaria, V., Antão, G., & Martingo, A. (2019). O trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneas. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 111-116). V. N. Famalicão: Húmus.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64011-
dc.description.abstractEmbora o trombone tenha adquirido a sua forma atual no século XV,1 não é relevante até ao século XX a produção composicional a solo, ou em música de câmara, no repertório canónico para este instrumento, que assumiu, ao longo do tempo, uma função predominantemente harmónica, quer a dobrar vozes (particularmente na música religiosa), quer no seio orquestral (Shelton, 2010). A técnica do trombone permaneceu determinada por tais funções,2 não obstante o instrumento permitir ajustes constantes à altura do som, apresentando, por isso, mais possibilidades que os instrumentos de válvulas (Moore, 2016). Mais recentemente, Stuart Dempster (n. 1936), um dos músicos que mais se dedicou à exploração de técnicas não convencionais no trombone (cf. McIlwain, 2010), inverteu a relação entre instrumentista e instrumento. De facto, Dempster (1979), sugerindo que o instrumento apenas foca a vibração e depois a amplia, considera que a fonte de som primária é a vibração labial – ou seja, sucintamente, o instrumento é o músico, a partir do qual se produz o som. Tal conceção, bem como a escrita para trombone, têm um impulso decisivo com Solo for Sliding Trombone (1958), de John Cage (1912-1992), que marcou o início de uma nova era para o instrumento.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherHúmuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO trombone: escrita e práticas interpretativas contemporâneaspor
dc.typebookPartpor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.bookTitleMusica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXIpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_GA_AM_OTrombone.pdf498,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID