Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63853
Título: | O arquitecto como coleccionador: imagens de pensamento enquanto metodologia de projecto |
Autor(es): | Silva, Hugo de Mendonça Ribeiro da Costa e |
Orientador(es): | Capela, José Manuel do Couto Ramos |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A ideia do arquitecto como coleccionador
constitui o mote para uma dissertação que visa
dotar de um enquadramento o pensamento
imagético enquanto metodologia de projecto.
Da colecção de fragmentos arquitectónicos
de John Soane às reproduções de obras de arte reunidas por André Malraux
no Musée Imaginaire, perpassa a vontade de construir uma visão coleccionada
de um mundo em dispersão a partir do fragmento. Também Rafael Moneo,
Eduardo Souto de Moura e Caruso St John construiram colecções de imagens
que, por informarem os seus projectos, se afiguram determinantes para a
compreensão da obra. Neste sentido, olhar para as suas colecções de referências
permite compreender de que modo e com que fim as imagens se transformam
em matéria projectual e assim determinar o que caracteriza uma arquitectura
fundada nas imagens. Trata-se de uma estratégia projectual que, para limitar a
arbitrariedade do processo de concepção, procura nas referências significados
culturais para justificar a forma. Uma vez que nada surge do nada, referenciar
implica uma segunda leitura sobre algo que já existe, originando, por citação,
transformação, ou combinação das referências, diferentes significados e
resultados formais. Assim, projectar como quem colecciona resulta numa
arquitectura feita por montagens e remontagens, uma vez que a colecção de
referências permite reconfigurações infinitas. The idea of the architect as a collector is the motto for a dissertation that aims to provide a framework for imagetic thinking as a project methodology. From John Soane's collection of architectural fragments to the reproductions of works of art assembled by André Malraux at the Musée Imaginaire, the desire to construct a collected vision of a world dispersed from the fragment permeates. Rafael Moneo, Eduardo Souto de Moura and Caruso St John have also built collections of images that, by informing their projects, are crucial for the understanding of their work. In this sense, looking at their reference collections allows us to understand how and for what purpose images become projectual matter and thus determine what characterizes an architecture based on images. It is a project strategy that, in order to limit the arbitrariness of the conception process, seeks in references cultural meanings to justify form. Since nothing comes from nothing, referencing implies a second reading of something that already exists, giving rise to, by citation, transformation, or combination of references, different meanings and formal outcomes. Thus, designing as a collector results in an architecture made by assembling and reassembling, since the collection of references allows for infinite reconfigurations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63853 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_Hugo de Mendonça Ribeiro da Costa e Silva.pdf | 57,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons