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dc.contributor.advisorCapela, José Manuel do Couto Ramospor
dc.contributor.authorSilva, Hugo de Mendonça Ribeiro da Costa epor
dc.date.accessioned2020-02-10T15:23:57Z-
dc.date.available2020-02-10T15:23:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63853-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)por
dc.description.abstractA ideia do arquitecto como coleccionador constitui o mote para uma dissertação que visa dotar de um enquadramento o pensamento imagético enquanto metodologia de projecto. Da colecção de fragmentos arquitectónicos de John Soane às reproduções de obras de arte reunidas por André Malraux no Musée Imaginaire, perpassa a vontade de construir uma visão coleccionada de um mundo em dispersão a partir do fragmento. Também Rafael Moneo, Eduardo Souto de Moura e Caruso St John construiram colecções de imagens que, por informarem os seus projectos, se afiguram determinantes para a compreensão da obra. Neste sentido, olhar para as suas colecções de referências permite compreender de que modo e com que fim as imagens se transformam em matéria projectual e assim determinar o que caracteriza uma arquitectura fundada nas imagens. Trata-se de uma estratégia projectual que, para limitar a arbitrariedade do processo de concepção, procura nas referências significados culturais para justificar a forma. Uma vez que nada surge do nada, referenciar implica uma segunda leitura sobre algo que já existe, originando, por citação, transformação, ou combinação das referências, diferentes significados e resultados formais. Assim, projectar como quem colecciona resulta numa arquitectura feita por montagens e remontagens, uma vez que a colecção de referências permite reconfigurações infinitas.por
dc.description.abstractThe idea of the architect as a collector is the motto for a dissertation that aims to provide a framework for imagetic thinking as a project methodology. From John Soane's collection of architectural fragments to the reproductions of works of art assembled by André Malraux at the Musée Imaginaire, the desire to construct a collected vision of a world dispersed from the fragment permeates. Rafael Moneo, Eduardo Souto de Moura and Caruso St John have also built collections of images that, by informing their projects, are crucial for the understanding of their work. In this sense, looking at their reference collections allows us to understand how and for what purpose images become projectual matter and thus determine what characterizes an architecture based on images. It is a project strategy that, in order to limit the arbitrariness of the conception process, seeks in references cultural meanings to justify form. Since nothing comes from nothing, referencing implies a second reading of something that already exists, giving rise to, by citation, transformation, or combination of references, different meanings and formal outcomes. Thus, designing as a collector results in an architecture made by assembling and reassembling, since the collection of references allows for infinite reconfigurations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.titleO arquitecto como coleccionador: imagens de pensamento enquanto metodologia de projectopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202365514por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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