Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63495

Título“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia
Outro(s) título(s)Stories with problems - a way to learn math and Portuguese
Autor(es)Sardinha, Maria de Fátima Morais
Azevedo, Fernando
Palhares, Pedro
Palavras-chaveStories
problem solving
literacy
numeracy
interdisciplinary
Data2006
EditoraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
RevistaNuances: Estudos sobre Educação
Resumo(s)As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia.
"Problem stories" are a teaching strategy for problem posing. This work intends the analysis of the implementation of this teaching strategy through an interdisciplinary approach that connects Mathematics with Portuguese Language and promotes an education for numeracy and literacy. This article analyses some data collected, through observation and video recording of the implementation of this method in a primary classroom, with 3rd year students, in Portugal, in 2002/2003. In this method students, after solving a mathematical problem, had to create a story to contextualize the problem. Building on this analysis, we present here some conclusions and some considerations about the efficacy of this interdisciplinary method, in the classroom, to promote development of numeracy and literacy competencies.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63495
DOI10.14572/nuances.v13i14.374
ISSN2236-0441
Versão da editorahttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
374-1174-1-PB.pdf108,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID