Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63495

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSardinha, Maria de Fátima Moraispor
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorPalhares, Pedropor
dc.date.accessioned2020-01-30T09:15:33Z-
dc.date.available2020-01-30T09:15:33Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn2236-0441por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63495-
dc.description.abstractAs “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia.por
dc.description.abstract"Problem stories" are a teaching strategy for problem posing. This work intends the analysis of the implementation of this teaching strategy through an interdisciplinary approach that connects Mathematics with Portuguese Language and promotes an education for numeracy and literacy. This article analyses some data collected, through observation and video recording of the implementation of this method in a primary classroom, with 3rd year students, in Portugal, in 2002/2003. In this method students, after solving a mathematical problem, had to create a story to contextualize the problem. Building on this analysis, we present here some conclusions and some considerations about the efficacy of this interdisciplinary method, in the classroom, to promote development of numeracy and literacy competencies.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStoriespor
dc.subjectproblem solvingpor
dc.subjectliteracypor
dc.subjectnumeracypor
dc.subjectinterdisciplinarypor
dc.title“Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literaciapor
dc.title.alternativeStories with problems - a way to learn math and Portuguesepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/374por
oaire.citationStartPage129por
oaire.citationEndPage152por
oaire.citationIssue14por
oaire.citationVolume13por
dc.identifier.doi10.14572/nuances.v13i14.374por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalNuances: Estudos sobre Educaçãopor
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
374-1174-1-PB.pdf108,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID