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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2020-01-10T11:42:45Z-
dc.date.available2020-01-10T11:42:45Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationPacheco, J.A. (2019). Relatório do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Freixo. Braga: Universidade do Minho (documento policopiado)por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63144-
dc.descriptionRelatório no âmbito do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, do Ministério da Educação.por
dc.description.abstractO relatório tem como objeto o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), do Agrupamento de Escolas de Freixo (AEF). É uma escola pública fundada, em 1986, situada no Concelho de Ponte de Lima. Com cerca 650 alunos do pré-escolar até ao 9.º ano, serve uma população de mais de 7 mil habitantes, sendo o maior empregador da área (65 Professores e 35 Assistentes Operacionais e Administrativos). Devido às severas dificuldades económicas da região, mais de 70% dos alunos são subsidiados. Ao longo da sua existência, o AEF tem vindo a construir um percurso de inovação e procura de respostas para os seus problemas. Se, em 1998, aderiu ao Projeto de Gestão Flexível do Currículo, iniciativa do Ministério da Educação, como uma das escolas piloto para o seu desenvolvimento, essa experiência proporcionou uma aprendizagem fundamental para os passos seguintes, que resultaram em muitas outras iniciativas nas mais diversas áreas; em 2016, a convite do Ministério da Educação, iniciou o PIPP, que pretende experimentar uma profunda alteração curricular e pedagógica em seis ou sete escolas portuguesas. Assim, o AEF assume-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, artes e experiências pedagógicas e tecnológicas inovadoras, acreditando-se, profundamente, que a escola tem de se adaptar a um novo modelo de aprendizagem, que é fortemente impulsionado pelo uso das tecnologias. É necessário inovar e alargar as oportunidades, trazendo metodologias mais abertas para a sala de aula e para a escola, desejando-se desenvolver o conhecimento e competências dos alunos, ajudando-os a tornarem-se o mais autónomos possível, cidadãos e profissionais de sucesso, atingindo os seus objetivos de vida a todos os níveis. O AEF é uma comunidade educativa ativa que constantemente se desafia e supera para proporcionar aos seus alunos as melhores experiências educativas, que perdurem para além da sua permanência nesta escola. O fruto deste esforço foi destacado., em 2017, pela ONG Ashoka, reconhecendo o AEF como Escola Changemaker, no âmbito do empreendedorismo social, considerando o efeito positivo do trabalho desenvolvido na comunidade . Em 2016/17, o AEF formula um primeiro projeto, incidindo na Personalização e Diferenciação da Aprendizagem (posteriormente alterado para Personalização da Aprendizagem), e todas as ações estão centradas na qualidade das aprendizagens, mediante a implementação de medidas que promovam aprendizagens inovadoras e promotoras do sucesso educativo e da formação integral dos alunos. Constituem pontos fundamentais do Relatório: 1) caracterização do projeto; 2) expetativas; 3) resultados; 4) análise; 5) futuro.por
dc.description.sponsorshipMinistério da Educaçãopor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectFlexibilizaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleRelatório do projeto piloto de inovação pedagógica do agrupamento de Escolas de Freixopor
dc.typereportpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage51por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
oaire.versionAMpor
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