Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6302

TítuloAs actividades laboratoriais P.O.E.R. e a educação ambiental : um estudo centrado na aprendizagem do tema “a importância da água para os seres vivos”, 5º ano de escolaridade
Autor(es)Silva, Paula Adelaide da Costa
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Data7-Set-2006
Resumo(s)A Educação Ambiental tem vindo a assumir, nas escolas, uma importância crescente, por ser considerada um factor do desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos activos e responsáveis pelo futuro do nosso planeta e pela gestão sustentável dos seus recursos. Contudo, a concretização deste objectivo requer que os educadores encontrem estratégias que promovam uma correcta transferência de saberes do meio escolar para o quotidiano dos alunos. As actividades laboratoriais correspondem a um recurso didáctico de valor inquestionável que pode permitir aos alunos envolverem-se activamente na aprendizagem, tornando-a mais significativa e facilitando a transposição dos conhecimentos adquiridos para o dia a dia. As actividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica-Reflecte (P.O.E.R.) permitem a reconstrução conceptual dos alunos, e se forem organizadas em torno de problemas relacionados com aspectos de natureza ambiental, relevantes para o quotidiano dos alunos, parece provável que promovam essa transposição. A presente investigação teve como objectivo principal analisar a eficácia de actividades laboratoriais do tipo P.O.E.R., relacionadas com aspectos de natureza ambiental, na promoção da mudança conceptual dos alunos, na unidade didáctica “A importância da água para os seres vivos”. Para este estudo optámos por um desenho quasi-experimental, com aplicação de um pré e pós-teste que consistia num teste de conhecimentos relacionados com o tema em causa. A amostra foi constituída por duas turmas do 5º ano de escolaridade (uma das quais foi usada como grupo experimental e outra como grupo controlo), com 19 alunos cada uma. No grupo experimental, foram implementadas várias actividades laboratoriais do tipo P.O.E.R. relativas à temática em causa e contextualizadas por questões de natureza ambiental, enquanto no grupo controlo foram realizadas as actividades laboratoriais propostas pelo manual escolar adoptado. A análise dos resultados obtidos com o pré e o pós teste mostra que o grupo experimental evoluiu mais do que o grupo de controlo, o que sugere que a metodologia de ensino baseada na utilização de actividades P.O.E.R. foi mais eficaz do que a outra metodologia.
Environmental education has acquired an ever-growing importance in schools, as it is conceived as a factor of students’ development able to lead them to become active citizens that feel responsible by the future of the planet as well as by the sustainable management of natural resources. The attainment of this objective requires teachers to select teaching strategies able to promote knowledge transfer from the school context to students’ daily lives. Laboratory activities are a valuable resource that may lead students to actively engage in learning. They may also make learning more meaningful and facilitate knowledge transfer to daily life contexts. Research has shown that Preview-Observe-Explain-Reflect (P.O.E.R.) laboratory activities promote students’ conceptual reconstruction. Thus, it can be expected that if they deal with problems related to environmental issues that are relevant to students’ daily lives they may also facilitate knowledge transfer. This research study aims at analyzing the efficacy of P.O.E.R. laboratory activities related to environmental issues in promoting students’ conceptual change on “the importance of water to the living beings”. To fulfil this objective a pre- post-test quasi-experimental research study was carried out. The pre and post-test aimed at collecting data on students’ knowledge on the science theme mentioned above. The sample was made of two 5th grade classes (one of them became the control group and the other one was the experimental group) with 19 students per class. The science theme was taught to the experimental group by means of P.O.E.R. laboratory activities that were contextualized by environmental issues. In the control group, the teaching of the theme included the laboratory activities described in the assigned school textbook. The results of the study indicate that the experimental group students’ knowledge on the theme developed further than that of the students in the control group. This suggests that the teaching methodology centred on P.O.E.R. laboratory activities was more efficient than the teaching methodology used in the control group.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado Ciências do Ambiente, Área de Especialização em Ensino
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6302
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID