Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62849

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sónia Cristina Melopor
dc.contributor.authorRuão, Teresapor
dc.date.accessioned2020-01-02T17:27:35Z-
dc.date.available2020-01-02T17:27:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRuão, T. & Silva, S. (2019). A expressão da ética e da responsabilidade social na comunicação das organizações. In S. P. Sebastião & P. Martins (Eds.), Ética em comunicação: reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas (pp. 103-116). Lisboa: Edições ISCSP.por
dc.identifier.isbn978-989-646-134-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62849-
dc.description.abstractEste trabalho procura refletir sobre a relação entre a comunicação, a ética e a responsa- bilidade social organizacional (RSO) no contexto empresarial. Alertadas pelo tratamento frequente do assunto nos meios de comunicação social, pelas expressões públicas dos comportamentos organizacionais éticos, pela multiplicação de códigos de ética internos, pela profusão de programas de formação em ética e RSO e, até, pelas maiores exigências públicas de transparência organizacional, colocamos a ética no cerne desta pesquisa teórica, que partiu da seguinte questão de investigação: como descodificamos a expressão da ética e da responsabilidade social na comunicação das organizações contemporâneas? Para responder a esta preocupação, mergulhámos na literatura sobre a matéria e traduzimos aqui aquilo que é o nosso pensamento sobre a comunicação ética e da ética nas organizações empresariais. Para esta análise, contribuíram diferentes autores e estudos, que nos permitiram chegar a uma proposta de modelo para uma comunicação empresarial responsável. Sem a pretensão de exprimir uma posição absolutamente normativa sobre o assunto, buscamos levantar algumas questões e analisar práticas positivas que ajudem as empresas a ser “organizações-cidadãs” responsáveis.por
dc.description.sponsorshipPublicação realizada no âmbito da Bolsa de Doutoramento com a referência PD/BD/114002/2015 cofinan- ciada pelo Fundo Social Europeu (FSE), pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e por fundos nacionais do Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCCI%2F00736%2F2019/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/PD%2FBD%2F114002%2F2015/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectResponsabilidade Socialpor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.titleA expressão da ética e da responsabilidade social na comunicação das organizaçõespor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/media-f-o/open?guid=5cc874e75f355por
oaire.citationStartPage103por
oaire.citationEndPage116por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleÉtica em comunicação: reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
DCC - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Ruao_Silva_etica-em-comunicacao.pdf142,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID