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dc.contributor.authorRodrigues, Celestepor
dc.contributor.authorLourenço-Gomes, Maria do Carmopor
dc.date.accessioned2019-12-21T13:05:58Z-
dc.date.available2019-12-21T13:05:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRodrigues, C.; Lourenço-Gomes, M. C. (2016). Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade: estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Diacrítica [online], 30(1), pp.113-137. URL: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_30-1.pdfpor
dc.identifier.issn0807-8967por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62778-
dc.description.abstractO domínio da ortografia pode ser obtido mediante o aprofundamento do conhecimento da língua pela criança. Esse processo desenvolve-se em etapas sucessivas e implica a estimulação de competências a partir de diferentes tarefas. As crianças com bom domínio dos contrastes e da manipulação dos sons da língua não possuem sempre um melhor domínio do sistema ortográfico, do mesmo modo que bons falantes não são forçosamente bons escreventes. Existem propriedades do sistema ortográfico do português que, por diversas razões (p. ex., não-relação com a oralidade ou complexidade gráfica), acarretam formas não-convencionais. São apresentados dados quantitativos e qualitativos longitudinais de formas não-convencionais envolvendo três tipos de estruturas (/e/, /eI/ and /oU/) de um corpus online de escrita e fala de crianças do Ensino Básico (2º e 4º anos). Esses dados permitem compreender o que é mais e menos relevante treinar nesses dois momentos da aprendizagem da ortografia.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147318/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectaprendizagem da escritapor
dc.subjectoralidade e ortografiapor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.titleEstudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade - Estruturas /e/, /eI/ e /oU/por
dc.title.alternativeLongitudinal study of spelling proficiency in 2nd and 4th grades - the phonological structures /e/, /eI/ an /oU/por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage113por
oaire.citationEndPage137por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume30por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.journalDiacrítica - Ciências da Linguagempor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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Rodrigues_Lourenco-Gomes_2016_Estudo_longitudinal_proficiencia_ortografica_Diacritica.pdf487,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

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