Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62768
Título: | EFFE-On - Corpus online de escrita e fala |
Outro(s) título(s): | EFFE-On - Online corpus of writing and speech |
Autor(es): | Alves, Isabel Costa, Patrícia Lourenço-Gomes, Maria do Carmo Rodrigues, Celeste |
Palavras-chave: | corpus online ortografia Educação Linguística |
Data: | 2015 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Revista: | Saber & Educar |
Citação: | Alves, I., Costa, P., Lourenço-Gomes, M. C. & Rodrigues, C. (2015) EFFE-ON: Corpus Online de Escrita e Fala. Saber & Educar, 20, 24-33. DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.182 |
Resumo(s): | Neste artigo, apresentamos o funcionamento de um novo corpus de escrita e fala de crianças (Português LM) nos primeiros anos da escolaridade: a EFFE-On. O seu conteúdo está disponível online para pesquisas, dirigindo-se, principalmente, a professores, linguistas e terapeutas da fala. A EFFE-On foi desenvolvida no âmbito do projeto Escreves como Falas - Falas como Escreves? no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Entre outras aplicações, o corpus permite identificar formas ortográficas não-convencionais (FN-Cs); comparar ortografias não convencionais com as suas respetivas pronúncias; auxiliar o desenvolvimento e a adequação de materiais pedagógicos e terapêuticos; examinar aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, discursivos, entre outros relativos ao texto produzido pela criança. In this article, we present a new corpus of writing and speech of children (Portuguese L1) in the early years of schooling: EFFE-On. Its content is available online for research, addressing mainly teachers, linguists and speech therapists. The EFFE-On was developed within the project “Do you write as you speak - Do you speak as you write?” in the Linguistic Centre of the University of Lisbon. Among other applications, the corpus enables the identification of unconventional spellings; the comparison of unconventional spellings and their corresponding pronunciations; the assistance of the development and adaptation of educational and therapeutic materials; the study of phonological, morphological, syntactic, discursive and other aspects related to the text produced by children. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | The EFFE-On platform can be accessed at http://teitok.clul.ul.pt/effe/index.php?action=home |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62768 |
DOI: | 10.17346/se.vol20.182 |
e-ISSN: | 1647-2144 |
Versão da editora: | http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/182 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alves_Costa_Lourenco-Gomes_Rodrigues_2015_EFFE-On_1_Saber_&_Educar.pdf | 898,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons