Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62759

TítuloConstruindo noções de Medida com recurso ao lúdico e a materiais didáticos: uma experiência no pré-escolar e no 1.º ano do ensino básico
Outro(s) título(s)Building the basics of Measurement using playful and didactic materials: an experience in preschool group and 1st grade of elementary school
Autor(es)Carvalho, Ana Cláudia Matos
Orientador(es)Gomes, Alexandra
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Aprendizagem da medida
Lúdico
Materiais manipuláveis
Cooperative learning
Ludic
Manipulatives
Measure learning
Data2019
Resumo(s)É fundamental planear atividades que despertem o interesse das crianças, de forma a que estas se sintam mais capazes, contribuindo, assim, para o seu bom desenvolvimento, tanto a nível académico, como social e pessoal. O presente projeto teve lugar num grupo de pré-escolar, numa sala com crianças de idades entre os 3 e os 5 anos, e numa turma constituída por alunos que frequentam o 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto teve como objetivo promover aprendizagens significativas às crianças através do jogo e do brincar, para que, deste modo, pudessem aprender a brincar. Apesar de todas as áreas de conteúdo estarem presentes, numa abordagem integradora, a temática central foi a Medida, mais propriamente a noção de comprimento em contexto pré-escolar e a noção de área no 1.ºciclo do Ensino Básico. São inúmeras as experiências do dia-a-dia que implicam o uso da medida. Por outro lado, é importante, usufruir de situações quotidianas, de jogos e de brincadeiras para trabalhar conceitos interligados com as grandezas e medidas. Diversos autores defendem que o uso dos jogos em situações matemáticas é vantajoso para as crianças, uma vez que, o jogo incentiva o envolvimento das crianças nas atividades matemáticas e desenvolve o raciocínio lógicomatemático. Neste projeto, foram propostos uma série de jogos e desafios para abordar noções de medida. Também foram usados materiais manipuláveis (barras Cuisenaire e Pentaminós). Esta foi uma abordagem criativa e inovadora, uma vez que, integrou atividades de diversas áreas de conteúdo e em que o jogo e o brincar foram vistos como atividades ricas e estimulantes. Após analisar os dados recolhidos, pode concluir-se que as crianças desenvolveram as noções de medida pretendidas de forma lúdica, mas consistente. A utilização dos materiais manipuláveis facilitou a compreensão dos conteúdos abordados. Ao longo da implementação deste projeto, foi possível constatar que o caracter lúdico de todas as atividades realizadas despertou o empenho e o entusiasmo das crianças.
It is essential to plan activities that are of interest to children so that they feel more capable, thus contributing to their good development, both academically, socially and personally. The present project took place in a preschool group, in a classroom with children aged between 3 and 5 years, and in a class made up of students attending the 1st year of the 1st cycle of Basic Education. This project aimed to promote meaningful learning for children through games and play so that they could learn by play. Although all content areas are present, in an integrative approach, the central theme was Measure, namely the notion of length in preschool and the notion of area in the 1st Cycle of Basic Education. There are numerous everyday experiences that imply the use of measure. On the other hand, it is important to take advantage of everyday situations, games and play to work concepts connected with quantities and measures. Several authors argue that the use of games in mathematical situations is advantageous for children, since games encourage the involvement of children in mathematical activities and develop logical-mathematical reasoning. In this project, a series of games and challenges have been proposed to address notions of measurement. They were also used manipulatives (Cuisenaire bars and pentominoes). This was a creative and innovative approach as it integrated activities from various content áreas and where play and games were seen as rich and stimulating activities. After analyzing the collected data, it can be concluded that the children developed the desired notions of measurement in a playful but consistent manner. The use of manipulatives facilitated the understanding of the content covered. Throughout the implementation of this project, it was found that the playfulness of all the activities carried out aroused the commitment and enthusiasm of children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62759
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia Matos Carvalho.pdf32,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID