Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/62561

TitleAtividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura
Author(s)Oliveira, Vítor Hugo Pereira
Martins, Paula Cristina
Carvalho, Graça Simões de
Keywordsatividades diárias
comportamento adaptativo
participação
saúde infantil
uso do tempo
Issue date2019
PublisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
JournalInternational Journal of Developmental and Educational Psychology
CitationOliveira, V H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2019) Atividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2, 117-126.
Abstract(s)Na infância estabelecem-se as fundações de um funcionamento saudável ao longo da vida. A participação das crianças nas atividades quotidianas é uma das dimensões mais relevantes desse processo de crescimento, constituindo-se tanto como determinante como indicador do bem-estar e desenvolvimento. No entanto, comparativamente à adolescência, a literatura sobre os padrões de atividades quotidianas de crianças em idade escolar (6 aos 12 anos) é ainda incipiente, focando-se essencialmente na análise da atividade física e atividades extracurriculares. Adicionalmente, devido à dispersão teórica, disciplinar e metodológica do corpus de investigação, é ainda inconclusiva a influência que as atividades quotidianas e suas diferentes combinações têm no bem-estar e desenvolvimento infantil. Este trabalho descreve os resultados preliminares de uma revisão da literatura realizada com vista a mapear os estudos publicados desde 2001 sobre a associação entre participação quotidiana e indicadores de bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo de crianças em idade escolar. Uma pesquisa sistematizada de artigos foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, PsycINFO, e EBSCO, utilizando os termos de procura que melhor refletem os principais construtos usados neste campo de investigação. Os critérios de seleção incluem artigos escritos em Inglês e publicados em revistas indexadas, usando amostras de crianças saudáveis entre os 6 e os 12 anos de idade, com a avaliação de pelo menos duas categorias ou domínios de atividades quotidianas e de um resultado desenvolvimental associado a essas atividades. Foram encontrados 2509 artigos, dos quais 56 foram selecionados para análise correspondendo aos critérios de inclusão e exclusão. Verificou-se que, de forma geral, as crianças em idade escolar têm a possibilidade de participar em diversas atividades com significado desenvolvimental. No entanto, os padrões de participação e envolvimento quotidiano nessas atividades são diversificados, explicando diferenças transversais e longitudinais ao nível do bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo das crianças.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62561
ISSN0214-9877
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo INFAD2019.pdfArtigo3,86 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID