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https://hdl.handle.net/1822/62561
Título: | Atividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura |
Autor(es): | Oliveira, Vítor Hugo Pereira Martins, Paula Cristina Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | atividades diárias comportamento adaptativo participação saúde infantil uso do tempo |
Data: | 2019 |
Editora: | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD) |
Revista: | International Journal of Developmental and Educational Psychology |
Citação: | Oliveira, V H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2019) Atividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2, 117-126. |
Resumo(s): | Na infância estabelecem-se as fundações de um funcionamento saudável ao longo da vida. A participação das crianças nas atividades quotidianas é uma das dimensões mais relevantes desse processo de crescimento, constituindo-se tanto como determinante como indicador do bem-estar e desenvolvimento. No entanto, comparativamente à adolescência, a literatura sobre os padrões de atividades quotidianas de crianças em idade escolar (6 aos 12 anos) é ainda incipiente, focando-se essencialmente na análise da atividade física e atividades extracurriculares. Adicionalmente, devido à dispersão teórica, disciplinar e metodológica do corpus de investigação, é ainda inconclusiva a influência que as atividades quotidianas e suas diferentes combinações têm no bem-estar e desenvolvimento infantil. Este trabalho descreve os resultados preliminares de uma revisão da literatura realizada com vista a mapear os estudos publicados desde 2001 sobre a associação entre participação quotidiana e indicadores de bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo de crianças em idade escolar. Uma pesquisa sistematizada de artigos foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, PsycINFO, e EBSCO, utilizando os termos de procura que melhor refletem os principais construtos usados neste campo de investigação. Os critérios de seleção incluem artigos escritos em Inglês e publicados em revistas indexadas, usando amostras de crianças saudáveis entre os 6 e os 12 anos de idade, com a avaliação de pelo menos duas categorias ou domínios de atividades quotidianas e de um resultado desenvolvimental associado a essas atividades. Foram encontrados 2509 artigos, dos quais 56 foram selecionados para análise correspondendo aos critérios de inclusão e exclusão. Verificou-se que, de forma geral, as crianças em idade escolar têm a possibilidade de participar em diversas atividades com significado desenvolvimental. No entanto, os padrões de participação e envolvimento quotidiano nessas atividades são diversificados, explicando diferenças transversais e longitudinais ao nível do bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo das crianças. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62561 |
ISSN: | 0214-9877 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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