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TítuloAtividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura
Autor(es)Oliveira, Vítor Hugo Pereira
Martins, Paula Cristina
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveatividades diárias
comportamento adaptativo
participação
saúde infantil
uso do tempo
Data2019
EditoraAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
RevistaInternational Journal of Developmental and Educational Psychology
CitaçãoOliveira, V H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2019) Atividades quotidianas, bem-estar e funcionamento saudável de crianças em idade escolar: Uma revisão da literatura. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2, 117-126.
Resumo(s)Na infância estabelecem-se as fundações de um funcionamento saudável ao longo da vida. A participação das crianças nas atividades quotidianas é uma das dimensões mais relevantes desse processo de crescimento, constituindo-se tanto como determinante como indicador do bem-estar e desenvolvimento. No entanto, comparativamente à adolescência, a literatura sobre os padrões de atividades quotidianas de crianças em idade escolar (6 aos 12 anos) é ainda incipiente, focando-se essencialmente na análise da atividade física e atividades extracurriculares. Adicionalmente, devido à dispersão teórica, disciplinar e metodológica do corpus de investigação, é ainda inconclusiva a influência que as atividades quotidianas e suas diferentes combinações têm no bem-estar e desenvolvimento infantil. Este trabalho descreve os resultados preliminares de uma revisão da literatura realizada com vista a mapear os estudos publicados desde 2001 sobre a associação entre participação quotidiana e indicadores de bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo de crianças em idade escolar. Uma pesquisa sistematizada de artigos foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, PsycINFO, e EBSCO, utilizando os termos de procura que melhor refletem os principais construtos usados neste campo de investigação. Os critérios de seleção incluem artigos escritos em Inglês e publicados em revistas indexadas, usando amostras de crianças saudáveis entre os 6 e os 12 anos de idade, com a avaliação de pelo menos duas categorias ou domínios de atividades quotidianas e de um resultado desenvolvimental associado a essas atividades. Foram encontrados 2509 artigos, dos quais 56 foram selecionados para análise correspondendo aos critérios de inclusão e exclusão. Verificou-se que, de forma geral, as crianças em idade escolar têm a possibilidade de participar em diversas atividades com significado desenvolvimental. No entanto, os padrões de participação e envolvimento quotidiano nessas atividades são diversificados, explicando diferenças transversais e longitudinais ao nível do bem-estar e funcionamento saudável e adaptativo das crianças.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62561
ISSN0214-9877
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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