Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6218

TítuloArte, currículo e avaliação : a avaliação dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico na disciplina de educação visual e tecnológica
Autor(es)Vale, Maria Jorge Mendes Morão do
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Data7-Abr-2006
Resumo(s)A presente dissertação Arte, Currículo e Avaliação aborda a avaliação dos alunos do 2ºciclo do Ensino Básico na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O quadro teórico incluiu o aprofundamento das questões da Arte, do Currículo e em especial da Avaliação, sendo invocadas as problemáticas e os conceitos específicos de arte, educação e cultura, a gestão flexível do currículo, princípios, critérios, instrumentos e modalidades de Avaliação, nomeadamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Em termos metodológicos, o estudo utilizou, quase em exclusivo, a técnica do inquérito por questionário, as técnicas de análise a ele associadas e o paradigma do pensamento do professor. O estudo incidiu sobre o universo dos professores do Ensino Básico do 2º e do 3º ciclos do Concelho de Braga, que leccionaram no ano lectivo de 2004/05. Os resultados apontam para três ideias-chave: a lógica de capela, a hierarquização disciplinar implícita e o director de turma escravo professor.
The present research Art, Curriculum and Evaluation is concerned with the evaluation of the second cycle in the Visual Education and Technology subject. The theory approach develops the questions around Art, Curriculum and Evaluation, focusing the problematic and the specific concepts of art, education and culture, flexible management, principles, criteria, instruments and modalities of Evaluation, specially in the Visual Education and Technology subject. As a methodology, this study used, almost exclusively, the inquiry through a written questionnaire, the technique of analysis associated and the paradigm of the pattern of thought of the teacher. This study focused on the teachers’ universe of the Basic Education, 2nd and 3rd cycles Municipal district of Braga, who were in charge during the year of 2004/05 In the results show us three main ideas: the logic of chapel, the implicit subject hierarchy and the “ director de turma” slave teacher.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6218
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DE MESTRADO.pdf556,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID