Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6213

TítuloA integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Autor(es)Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
Orientador(es)Almeida, Conceição
Data8-Nov-2006
Resumo(s)A Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. Se a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade, no dia-a-dia escolar a sua presença é ainda pouco assídua. Constrangimentos diversos servem de álibi para esta situação: falta de formação dos professores, falta de recursos materiais, muitos alunos por turma, ... Vários projectos foram lançados ao longo de mais de 20 anos para a integração das TIC na escola. Quisemos, com este estudo saber, que impacto tiveram estas iniciativas e os diversos estudos que defendem a integração do computador no processo ensino - aprendizagem da Matemática e de que forma esta integração está a ser feita nas aulas de Matemática, do ensino básico. Participaram neste estudo 202 professores de Matemática dos três ciclos do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicados aos professores. Os resultados parecem indicar que os professores consideram as TIC vantajosas para o ensino da Matemática mas pouco as utilizam com os alunos. Frequentam bastantes acções de formação nesta área, mas de âmbito generalista. Poucos têm formação na utilização das TIC na aula de Matemática. Sugere-se, por isso, acções de formação que permitam aos professores manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para o seu ciclo de ensino e planificar actividades nas áreas que considerem mais vantajosas utilizando as TIC.
The ICT - Information and Communication Technology – it’s a key-tool of the society in which we live today, the Information Society. If its use in the most diverse sectors of the society is already a reality, in the day-by-day schoolwork its presence is still little noticed. A variety of constraints serve of alibi for this situation: lack of programs where the teachers could learn, lack of material resources, many pupils for group, … Some projects have been launched throughout more than 20 years for the integration of the ICT at school. We wanted, with this study, know the impact that these initiatives had had and the different studies that defend the integration of the computer in the process of teaching and learning Mathematics and how this integration is being done in the Mathematics classes, in basic education. 202 teachers of Mathematics of the three basic cycles of education had participated in this study. The data has been collected through a questionnaire applied to the teachers. The results seem to indicate that teachers consider advantageous the use of ICT in Mathematics teaching, but only a few uses it with the students. Teachers participate in sufficient programs in this area, but of generalist nature. Few have skills in the use of the ICT in Mathematics lessons. It is suggested, therefore, courses that allow teachers to handle, with dexterity, diverse software’s available for its cycle of education and to design activities in the areas that consider more advantageous, using the ICT.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6213
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE1.pdfParte 1273,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
TESE2.pdfParte 2213,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID