Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62080
Título: | Queres ser professor de música ou músico? |
Outro(s) título(s): | Do you want to be a music teacher or musician? |
Autor(es): | Marinho, Vânia Maurícia Pereira |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Música Crianças Profissões na área da música Children Music Pre-school education Professions in the music area |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório descreve o desenvolvimento e a avaliação do projeto
de intervenção, confinado e alicerçado no contexto de Educação Pré-Escolar, e tem
como título: Queres ser professor de música ou músico? Este tema foi escolhido e
desenhado após o período de observação, e teve os seguintes objetivos: promover
conhecimentos sobre as profissões, despertando curiosidade e o pensamento
critico; contribuir para a igualdade de oportunidades no sucesso da aprendizagem;
desenvolver capacidades expressivas e criativas através de experimentações e
produções sonoras; contribuir para o desenvolvimento da linguagem e contacto
com a música; despertar o interesse pela música; desenvolver o respeito pelo outro
e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha e de responsabilidade social;
sensibilizar para as profissões relacionadas com a música; e averiguar quem
pretende desempenhar funções profissionais relacionadas com a área da música.
Este trabalho pretendeu criar um ambiente musical rico em estímulos,
ocasionando oportunidades de exploração diversificadas, onde pelas reações das
crianças e através dos diálogos estabelecidos, fosse possível obter as respostas à
questão de investigação. Relativamente à metodologia de investigação, este
trabalho aproximou-se de uma investigação-ação e os instrumentos de recolha de
dados basearam-se em: notas de campo, questionários que foram aplicados às
crianças, e registos fotográficos. Quanto aos dados obtidos, verificou-se que a
profissão de músico e de professor de música eram desconsideradas pelas
crianças, pois no seu pensamento estas profissões não eram consideradas trabalho
efetivamente válido. Ao longo da implementação do projeto, as crianças
mantiveram-se motivadas e empenhadas em descobrir como é ser músico e como é
trabalhar com a música, bem como descobrir mais sobre os instrumentos musicais
e desenvolver novos conhecimentos, demonstrando interesse e empenho na
concretização das atividades propostas. Neste sentido, considerando a questão de
investigação, após a conclusão do projeto, verificou-se uma certa mudança na
pretensão das crianças relativamente à profissão ligada a área da música. This report describes the development and the intervention project evaluation, included in the Pre-school Education and the report title is: ‘Would you like to be a music teacher or a musician?’ This theme was chosen and designed after the observation period, following the objectives: to promote the knowledge of the professions, to wake curiosity and creative thinking; contribute to equal opportunities for successful learning; to develop expressive and creative capacities, through musical production experimentation; to contribute to language development and music contact; to stimulated children´s interest musician; to develop the respect for each other and by different opinions, in an attitude of social responsibility; to raise awareness of music-related professions; and find out, who intends to develop professional functions, related to the music field. The purpose was to create an environment rich in stimuli, promoting exploration opportunities diversified. There was possible to obtain the answers to the project question with dialogues undertaken with children. Regarding teaching methodology, this case study approached the researching-action and the instruments for data collection were based on: field notes, questionnaires to children applied, photos and videos. With the collecting data was possible to know that Children doesn´t know musician teacher and musician profession. In their thinking, these professional activities were not valid. During the implementation project, children felt motivated and they made efforts to find how is to be musician and how is to work with the music. They discovered also musical instruments and they developed new knowledge, always with commitment and interest during the proposed activities. Therefore, considering the research question, after the conclusion of the project, there was a certain change in the children pretension regarding the profession related to the area of music. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62080 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vânia Maurícia Pereira Marinho.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons