Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62080

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, Antóniopor
dc.contributor.authorMarinho, Vânia Maurícia Pereirapor
dc.date.accessioned2019-11-13T14:59:40Z-
dc.date.available2019-11-13T14:59:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62080-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório descreve o desenvolvimento e a avaliação do projeto de intervenção, confinado e alicerçado no contexto de Educação Pré-Escolar, e tem como título: Queres ser professor de música ou músico? Este tema foi escolhido e desenhado após o período de observação, e teve os seguintes objetivos: promover conhecimentos sobre as profissões, despertando curiosidade e o pensamento critico; contribuir para a igualdade de oportunidades no sucesso da aprendizagem; desenvolver capacidades expressivas e criativas através de experimentações e produções sonoras; contribuir para o desenvolvimento da linguagem e contacto com a música; despertar o interesse pela música; desenvolver o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha e de responsabilidade social; sensibilizar para as profissões relacionadas com a música; e averiguar quem pretende desempenhar funções profissionais relacionadas com a área da música. Este trabalho pretendeu criar um ambiente musical rico em estímulos, ocasionando oportunidades de exploração diversificadas, onde pelas reações das crianças e através dos diálogos estabelecidos, fosse possível obter as respostas à questão de investigação. Relativamente à metodologia de investigação, este trabalho aproximou-se de uma investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados basearam-se em: notas de campo, questionários que foram aplicados às crianças, e registos fotográficos. Quanto aos dados obtidos, verificou-se que a profissão de músico e de professor de música eram desconsideradas pelas crianças, pois no seu pensamento estas profissões não eram consideradas trabalho efetivamente válido. Ao longo da implementação do projeto, as crianças mantiveram-se motivadas e empenhadas em descobrir como é ser músico e como é trabalhar com a música, bem como descobrir mais sobre os instrumentos musicais e desenvolver novos conhecimentos, demonstrando interesse e empenho na concretização das atividades propostas. Neste sentido, considerando a questão de investigação, após a conclusão do projeto, verificou-se uma certa mudança na pretensão das crianças relativamente à profissão ligada a área da música.por
dc.description.abstractThis report describes the development and the intervention project evaluation, included in the Pre-school Education and the report title is: ‘Would you like to be a music teacher or a musician?’ This theme was chosen and designed after the observation period, following the objectives: to promote the knowledge of the professions, to wake curiosity and creative thinking; contribute to equal opportunities for successful learning; to develop expressive and creative capacities, through musical production experimentation; to contribute to language development and music contact; to stimulated children´s interest musician; to develop the respect for each other and by different opinions, in an attitude of social responsibility; to raise awareness of music-related professions; and find out, who intends to develop professional functions, related to the music field. The purpose was to create an environment rich in stimuli, promoting exploration opportunities diversified. There was possible to obtain the answers to the project question with dialogues undertaken with children. Regarding teaching methodology, this case study approached the researching-action and the instruments for data collection were based on: field notes, questionnaires to children applied, photos and videos. With the collecting data was possible to know that Children doesn´t know musician teacher and musician profession. In their thinking, these professional activities were not valid. During the implementation project, children felt motivated and they made efforts to find how is to be musician and how is to work with the music. They discovered also musical instruments and they developed new knowledge, always with commitment and interest during the proposed activities. Therefore, considering the research question, after the conclusion of the project, there was a certain change in the children pretension regarding the profession related to the area of music.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectProfissões na área da músicapor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectProfessions in the music areapor
dc.titleQueres ser professor de música ou músico?por
dc.title.alternativeDo you want to be a music teacher or musician?por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202294021por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vânia Maurícia Pereira Marinho.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID