Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6204

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Maria do Céu de Melo Esteves-
dc.contributor.authorBarbosa, António Francisco Dantas-
dc.date.accessioned2007-03-07T17:14:50Z-
dc.date.available2007-03-07T17:14:50Z-
dc.date.issued2006-04-05-
dc.date.submitted2005-12-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/6204-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educaçãoeng
dc.description.abstractEste estudo predominantemente descritivo procurou encontrar resposta para a seguinte questão: - Quais as ideias tácitas que os alunos têm sobre o Encontro entre Povos e Culturas Diferentes? Deste modo, e de acordo com esta questão, este estudo compreendeu dois momentos principais: primeiro, recolher informação do Conhecimento Tácito Substantivo Histórico dos alunos sobre o Encontro entre Povos e Culturas Diferentes aquando dos Descobrimentos (séculos XV e XVI); segundo, clarificar essas ideias que os alunos convocaram. A amostra inclui alunos dos 7º (12-13 anos) e 10ºanos (15-17 anos), no total uma amostra de 41 alunos. Após a análise dos dados fornecidos pelos alunos constatou-se que as comunalidades prevaleceram sobre as diferenças. Cremos que, embora estes resultados sejam parciais e provisórios, eles indicam que os alunos trazem consigo ideias fruto do seu meio social e cultural, e que os professores devem tê-las em conta nas suas praticas pedagógicas, tornando a aprendizagem no domínio da História mais significativa.eng
dc.description.abstractThis study which is essentially descriptive tried to find an answer to the following question: - Which are the tacit ideas that pupils have about encounter between different people and cultures. So that, and according to this question, such study had included two main moments: first, to gather information about Tacit Substantive Historical Knowledge from the pupils about encountering between different people and cultures during the discoveries (XV and XVI centuries); second, to clarify those ideas which have been brought up by the pupils. The sample includes pupils from the 7º grade (12-13 years old) and the 10th grade (15-17 years old), in a total amount of 41 pupils. After an analyse of the pupils answers it was verified that communalities prevail over the differences. We believe that, thought these are partials and temporary results, they show that pupils bring with them ideas which are effects of their social and cultural medium, and teachers should have them in mind on their pedagogic decisions in order to make learning on the History domain more significant.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleConhecimento tácito substantivo histórico sobre o encontro entre povos e culturas : um estudo com alunos dos 7.º e 10.º anos de escolaridadeeng
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc93:372.893eng
dc.subject.udc372.893:93eng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa Tese.pdfCapa14,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Errata.pdfErrata9,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Agradecimentos.pdfAgradecimentos_Resumo_Índice19,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Introdução.pdfIntrodução19,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Referências Bibliográficas.pdfReferências Bibliográficas30,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capitulo01.pdfCapítulo 1211,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capitulo02.pdfCapítulo 2180,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capitulo03.pdfCapítulo 3307,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capitulo04.pdfCapítulo 431,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Questionário.pdfAnexo I398,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de entrevista.pdfAnexo II57,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID