Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61884
Título: | Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
Outro(s) título(s): | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways |
Autor(es): | Saraiva, Ana Beatriz Pereira, Beatriz Zamith Cruz, Judite Maria |
Palavras-chave: | Bullying Estudo de caso Fracasso escolar Violência juvenil |
Data: | 2019 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) |
Revista: | Revista de Educação PUC-Campinas |
Citação: | Saraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107. |
Resumo(s): | Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61884 |
DOI: | 10.24220/2318-0870v24n1a4245 |
ISSN: | 2318-0870 |
Versão da editora: | https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saraiva 2019.pdf | 516,54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons