Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/61758

TitleA profissionalidade de professores formadores: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
Other titlesProfessors' professionalism: a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN)
Author(s)Silva, Antonia Francimar da
Advisor(s)Morgado, José Carlos
KeywordsProfissionalidade docente
Professor formador
Contexto profissional
Saberes docentes
Formação continuada
Teaching professionalism
Professor
Professional context
Teaching knowledge
Continuing education
Issue date12-Feb-2019
Abstract(s)O trabalho apresentado refere-se à investigação realizada sobre a profissionalidade dos professores formadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O estudo tem como objetivo geral compreender a influência do contexto profissional na construção da profissionalidade de professores do IFRN, considerando as suas concepções sobre a docência, a importância do contexto docente no desenvolvimento profissional docente, bem como as necessidades formativas. A partir da adoção de uma nova institucionalidade que se dá com a publicação da Lei nº 11.892, de dezembro de 2008 (Brasil, 2008b), quando o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/RN é transformado em IFRN, passa a ter a responsabilidade de ministrar cursos de formação de professores, prioritariamente, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. Essa nova institucionalidade agregada a expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que, no Rio Grande do Norte implanta 21 campi, dos quais 10 campi passam a ofertar licenciaturas nas respectivas áreas, leva a reflexão sobre a maneira como os professores formadores atuam nessa oferta e de quais saberes consideram necessários para atuarem como formadores. O estudo, de natureza qualitativa, realizou um estudo de caso com 48 professores formadores das licenciaturas, dois gestores sistêmicos e tr6es coordenadores de curso. Os instrumentos de recolha de dados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e documentos institucionais. A técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Nos resultados do estudo realizado são perceptíveis as afirmações/queixas feitas pelos professores quanto à falta de uniformidade nas diretrizes adotadas pelo IFRN acerca dos encaminhamentos acadêmicos, percebendo-se nas afirmações dos professores o predomínio do caráter laissez faire, especialmente na gestão pedagógica do currículo. Demonstram também que os professores formadores, os gestores sistêmicos e os coordenadores de curso que participaram nesta pesquisa empírica reconhecem a necessidade da formação contínua, tendo em vista o desenvolvimento profissional docente. As análises realizadas culminaram em uma proposta de formação, o qual espera-se contribuir como referência em programas de formação continuada, provocar novas investigações e/ou novos estudos sobre a profissionalização docente, de modo a poder refletir, sistematicamente, sobre a relação dialética entre o campo teórico e o campo metodológico inerente ao fazer docente.
This thesis is the result of an investigation on the professionalism of the professors of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN). The main goal was to understand the influence of the professional context on the construction of their professionalism, considering their conceptions about teaching, the importance of the teaching context to the teaching professional development, as well as their formative needs. From the adoption of a new institutionalization, with the enactment of the Law nº 11.892, in December 2008 (Brasil, 2008b), the Centro Federal de Educação Tecnológica (Federal Center of Education and Technology – CEFET/RN) becomes IFRN, being now responsible to offer teaching education courses (prioritizing the fields of Mathematics and Natural Sciences, on undergraduate and postgraduate levels). This new institutionalization took place at the same period of the expansion of the Federal Network of Technological Education that implemented 21 campuses in Rio Grande do Norte, and 10 of them started to offer teaching education undergraduate courses on these fields. Taking this scenario into consideration, it became necessary to discuss about the practice of the professors who work with these courses and what kind of knowledge they consider necessary in order to do their work. This is a qualitative investigation, in which a case study with 48 professors, two systemic administrators and three course coordinators was carried out. Data collection was made through questionnaires, semi structured interviews and the institutional documents, by using content analysis as the data analysis technique. The results presented the affirmations/complaints of the professors in what regards the lack of uniformity of the guidelines adopted by IFRN about the academic directions (specially on the pedagogic management of the curriculum), as well as the acknowledgement that continuous education is a necessity, aiming the development of teaching professionalism. The analyses resulted in an education proposal. It is high hoped that from this proposal new investigations and/or new studies on the teaching professionalism can be carried out, in order to foster reflections, in a systemic way, about the dialectic relation between the theoretical and methodological field inherent to the teaching practice.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61758
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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