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dc.contributor.authorLúcio, Joanapor
dc.contributor.authorAntunes, Fátimapor
dc.date.accessioned2019-09-25T11:23:12Z-
dc.date.available2019-09-25T11:23:12Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61497-
dc.description.abstractEnquadrada por um projeto mais amplo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e que se debruça sobre a análise de práticas, vozes e percursos de superação do insucesso e abandono escolar, esta comunicação propõe-se discutir fatores que suportam a construção de práticas socioeducativas inclusivas – ou seja, aquelas que potenciam a interrupção da espiral negativa insucesso-abandono – e que suportam a remobilização de jovens para o sucesso. A base empírica desta comunicação é um estudo multi-caso de onze práticas socioeducativas, desenvolvidas em quatro municípios portugueses, focado na análise da intervenção sobre o insucesso e abandono escolar, que mapeia os pontos de vista de atores institucionais envolvidos em projetos enquadrados por dois programas de intervenção de âmbito nacional. Estes atores identificam e caracterizam práticas socioeducativas bem-sucedidas, contribuindo para a compreensão dos processos, lógicas e parcerias que as sustentam. Esta comunicação pretende aprofundar a discussão sobre o direito à educação, especificamente a promoção da assiduidade e a redução das taxas de abandono (artigo 28.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), bem como o papel da educação no fomento da igualdade com identidade, valorizando a(s) cultura(s) de origem dos jovens e a sua participação na comunidade (artigo 29.º da CDC). Pretendemos perceber de que forma(s) é que a atenção aos Direitos da Criança se traduz, por exemplo, em formas de participação ou num esforço para negociar a identidade comunitária e cultural dos jovens em práticas socioeducativas quotidianas, ou até num reforço dos recursos disponíveis para a melhoria das aprendizagens. Integraremos nesta discussão algumas reflexões sobre aspetos inovadores destas práticas socioeducativas, bem como sobre a participação de pais/famílias e comunidade na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens, com base na análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos na primeira fase de recolha de dados (2016-2017), realizada através de entrevistas semi-diretivas e análise documental/estatística.por
dc.description.sponsorshipPTDC/MHC-CED/3775/2014por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPráticas socioeducativaspor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectDireitos da criançapor
dc.titleO direito ao sucesso: participação da comunidade e inovação em práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolarpor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas"por
oaire.versionNApor
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais

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