Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61497
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lúcio, Joana | por |
dc.contributor.author | Antunes, Fátima | por |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T11:23:12Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25T11:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61497 | - |
dc.description.abstract | Enquadrada por um projeto mais amplo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e que se debruça sobre a análise de práticas, vozes e percursos de superação do insucesso e abandono escolar, esta comunicação propõe-se discutir fatores que suportam a construção de práticas socioeducativas inclusivas – ou seja, aquelas que potenciam a interrupção da espiral negativa insucesso-abandono – e que suportam a remobilização de jovens para o sucesso. A base empírica desta comunicação é um estudo multi-caso de onze práticas socioeducativas, desenvolvidas em quatro municípios portugueses, focado na análise da intervenção sobre o insucesso e abandono escolar, que mapeia os pontos de vista de atores institucionais envolvidos em projetos enquadrados por dois programas de intervenção de âmbito nacional. Estes atores identificam e caracterizam práticas socioeducativas bem-sucedidas, contribuindo para a compreensão dos processos, lógicas e parcerias que as sustentam. Esta comunicação pretende aprofundar a discussão sobre o direito à educação, especificamente a promoção da assiduidade e a redução das taxas de abandono (artigo 28.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), bem como o papel da educação no fomento da igualdade com identidade, valorizando a(s) cultura(s) de origem dos jovens e a sua participação na comunidade (artigo 29.º da CDC). Pretendemos perceber de que forma(s) é que a atenção aos Direitos da Criança se traduz, por exemplo, em formas de participação ou num esforço para negociar a identidade comunitária e cultural dos jovens em práticas socioeducativas quotidianas, ou até num reforço dos recursos disponíveis para a melhoria das aprendizagens. Integraremos nesta discussão algumas reflexões sobre aspetos inovadores destas práticas socioeducativas, bem como sobre a participação de pais/famílias e comunidade na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens, com base na análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos na primeira fase de recolha de dados (2016-2017), realizada através de entrevistas semi-diretivas e análise documental/estatística. | por |
dc.description.sponsorship | PTDC/MHC-CED/3775/2014 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Práticas socioeducativas | por |
dc.subject | Insucesso escolar | por |
dc.subject | Abandono escolar | por |
dc.subject | Direitos da criança | por |
dc.title | O direito ao sucesso: participação da comunidade e inovação em práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolar | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas" | por |
oaire.version | NA | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JL&FA_CICSE 2018.pdf | PowerPoint presentation | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons