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TítuloQuestionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): Estudo piloto numa turma do 4º ano do ensino básico
Autor(es)Martins, Inês
Nunes, Cristiane Lima
Carvalho, Graça Simões de
Capellini, Simone
Palavras-chaveProcessamento Auditivo
Crianças
Questionário
Atenção
Linguagem
DataJul-2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMartins, I., Nunes, C.L., Carvalho, G.S. & Capellini, S. (2019). Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): Estudo piloto numa turma do 4º ano do ensino básico. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.24
Resumo(s)O QDPA foi traduzido do Inglês, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, para o Português Europeu, de acordo com as normas da International Test Comission. Este questionário é constituído por 50 questões relacionados com comportamentos auditivos da criança no seu dia a dia, não esquecendo as questões da linguagem e da atenção. Os itens referem-se a comportamentos em condições de ruído e em condições silenciosas. Em cada questão existem 4 alternativas de resposta à frequência de ocorrência dos comportamentos mencionados (raramente, às vezes, com frequência, maioria das vezes). Para verificar se o instrumento foi corretamente adaptado, sendo compreensível pela população-alvo do estudo ou se, em alternativa, deverão ser feitas algumas alterações, o QDPA foi preenchido por um professor de cada turma, uma por cada ano escolar (1.º ao 4.º ano). Cada professor preencheu um questionário por aluno. Igual questionário foi preenchido pelos pais desses mesmos alunos. A análise estatística, dos dados recolhidos, será efetuada com recurso à versão 25 do programa IBM SPSS. Os resultados deste questionário poderão fornecer algumas pistas acerca do risco de alteração do Processamento Auditivo (PA), Atenção (AT) e Linguagem (LG). Desta forma, o QDPA assume uma grande importância, como ponto de partida para o encaminhamento das crianças em risco de desenvolvimento de alterações das áreas do PA, AT e LG, para os profissionais adequados, para que possa ser feita uma exploração das dificuldades identificadas.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61229
ISBN978-972-8952-59-4
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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