Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61222

TítuloA microbiologia nos programas de ensino e manuais escolares do ensino secundário geral de Moçambique
Autor(es)Azevedo, Manecas
Singo, Brígida
Mafra, Paulo
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveMicrobiologia
Ensino Secundário Geral
Programas escolares
Manuais escolares
Data2019
CitaçãoAzevedo, M., Singo, B., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2019). A microbiologia nos programas de ensino e manuais escolares do ensino secundário geral de Moçambique. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.71
Resumo(s)O conteúdo de microbiologia está relacionado com a educação sanitária e ambiental que possibilita prevenir, diminuir e/ou resolver certos problemas, com maior destaque, no campo da saúde, ambiental, agrícola e biotecnológico. Neste estudo pretendeu-se analisar a temática da microbiologia nos programas nacionais e nos manuais escolares do Ensino Secundário Geral de Moçambique. Foram analisados os programas e os manuais, mas nestes, para além do texto, analisaram-se também as imagens. Os resultados revelaram que a abordagem do tema nos programas e manuais escolares é tratado de forma explícita e implícita, dando especial importância a conteúdos relacionados com a saúde. Tanto no programa como no manual da 8.ª classe foram identificados conteúdos explícitos de microbiologia nas unidades de “Biologia como Ciência” e “Reprodução e saúde sexual”. No programa da 9.ª classe o tema sobre microbiologia identificou-se nas unidades “Estudo da célula”, “Metabolismo” e “Solo”, enquanto no manual, para além dessas unidades, o tema foi encontrado também na unidade “Introdução ao estudo das plantas”. No programa da 10.ª classe a temática de microbiologia foi identificada nas unidades “Evolução” e “Ecologia”, enquanto no manual, para além dessas unidades, a temática foi encontrada também nas unidades “Base citológica da hereditariedade” e “Introdução à genética”. No programa e no manual da 11.ª classe foram encontrados conteúdos de microbiologia nas unidades “Sistemática dos seres vivos” e “Estudo e classificação dos seres vivos do Reino Monera ao Reino Plantae”. No programa e manual da 12.ª classe foram identificados temas de microbiologia nas unidades “Citologia” e “Fisiologia animal”. O estudo evidenciou que os conteúdos dos manuais se aproximam muito dos indicados nos programas. A análise detalhada mostrou ainda que os conteúdos apresentados são socialmente relevantes e, na sua maioria, contextualizados ao meio ambiental e socioeconómico moçambicano.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61222
ISBN978-972-8952-59-4
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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