Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61222

TitleA microbiologia nos programas de ensino e manuais escolares do ensino secundário geral de Moçambique
Author(s)Azevedo, Manecas
Singo, Brígida
Mafra, Paulo
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsMicrobiologia
Ensino Secundário Geral
Programas escolares
Manuais escolares
Issue date2019
CitationAzevedo, M., Singo, B., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2019). A microbiologia nos programas de ensino e manuais escolares do ensino secundário geral de Moçambique. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.71
Abstract(s)O conteúdo de microbiologia está relacionado com a educação sanitária e ambiental que possibilita prevenir, diminuir e/ou resolver certos problemas, com maior destaque, no campo da saúde, ambiental, agrícola e biotecnológico. Neste estudo pretendeu-se analisar a temática da microbiologia nos programas nacionais e nos manuais escolares do Ensino Secundário Geral de Moçambique. Foram analisados os programas e os manuais, mas nestes, para além do texto, analisaram-se também as imagens. Os resultados revelaram que a abordagem do tema nos programas e manuais escolares é tratado de forma explícita e implícita, dando especial importância a conteúdos relacionados com a saúde. Tanto no programa como no manual da 8.ª classe foram identificados conteúdos explícitos de microbiologia nas unidades de “Biologia como Ciência” e “Reprodução e saúde sexual”. No programa da 9.ª classe o tema sobre microbiologia identificou-se nas unidades “Estudo da célula”, “Metabolismo” e “Solo”, enquanto no manual, para além dessas unidades, o tema foi encontrado também na unidade “Introdução ao estudo das plantas”. No programa da 10.ª classe a temática de microbiologia foi identificada nas unidades “Evolução” e “Ecologia”, enquanto no manual, para além dessas unidades, a temática foi encontrada também nas unidades “Base citológica da hereditariedade” e “Introdução à genética”. No programa e no manual da 11.ª classe foram encontrados conteúdos de microbiologia nas unidades “Sistemática dos seres vivos” e “Estudo e classificação dos seres vivos do Reino Monera ao Reino Plantae”. No programa e manual da 12.ª classe foram identificados temas de microbiologia nas unidades “Citologia” e “Fisiologia animal”. O estudo evidenciou que os conteúdos dos manuais se aproximam muito dos indicados nos programas. A análise detalhada mostrou ainda que os conteúdos apresentados são socialmente relevantes e, na sua maioria, contextualizados ao meio ambiental e socioeconómico moçambicano.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61222
ISBN978-972-8952-59-4
Publisher versionhttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IV-JEC_MicroMocambique_71.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID