Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61188

TítuloCaracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC)
Autor(es)Martins, Inês
Carvalho, Graça Simões de
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone
Palavras-chaveProcessamento Auditivo Central
Crianças
Data2018
CitaçãoMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC). In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.) (2018). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.27.
Resumo(s)A avaliação informal/rastreio do Processamento Auditivo Central (PAC) em crianças de idade escolar é de extrema importância, uma vez que possibilita a deteção precoce de alterações nas competências auditivas, antecipando ou justificando possíveis dificuldades na aprendizagem. O PAC corresponde à interpretação dos sinais acústicos que são detetados pelo sistema auditivo e envolve as seguintes competências auditivas: localização e lateralização do som, memorização de sequências de informações acústicas, discriminação, identificação dos aspetos temporais do som, perante sinais acústicos degradados e competitivos. A deteção e a interpretação dos sinais acústicos são de extrema importância para que a comunicação seja eficaz e para que o desenvolvimento cognitivo-linguístico ocorra. A avaliação destas competências pode ser efetuada com recurso a provas comportamentais (formais e informais ou de rastreio). Neste projeto será inicialmente realizada uma avaliação informal e de rastreio com recurso aos instrumentos “Protocolo de Rastreio do Processamento Auditivo” e “Protocolo de Análise Informal de Competências Auditivas”, que apresentamos nesta comunicação. A fase de rastreio é fulcral para que, a partir dos resultados obtidos, se possa proporcionar o devido encaminhamento das crianças para delineamento de intervenção, quando assim se justifique.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61188
ISBN978-972-8952-55-6
Versão da editorahttp://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDULOG-PAC_p.27.pdf144,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID