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https://hdl.handle.net/1822/61188
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Martins, Inês | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | por |
dc.contributor.author | Capellini, Simone | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T10:35:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T10:35:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Martins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC). In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.) (2018). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.27. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-55-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61188 | - |
dc.description.abstract | A avaliação informal/rastreio do Processamento Auditivo Central (PAC) em crianças de idade escolar é de extrema importância, uma vez que possibilita a deteção precoce de alterações nas competências auditivas, antecipando ou justificando possíveis dificuldades na aprendizagem. O PAC corresponde à interpretação dos sinais acústicos que são detetados pelo sistema auditivo e envolve as seguintes competências auditivas: localização e lateralização do som, memorização de sequências de informações acústicas, discriminação, identificação dos aspetos temporais do som, perante sinais acústicos degradados e competitivos. A deteção e a interpretação dos sinais acústicos são de extrema importância para que a comunicação seja eficaz e para que o desenvolvimento cognitivo-linguístico ocorra. A avaliação destas competências pode ser efetuada com recurso a provas comportamentais (formais e informais ou de rastreio). Neste projeto será inicialmente realizada uma avaliação informal e de rastreio com recurso aos instrumentos “Protocolo de Rastreio do Processamento Auditivo” e “Protocolo de Análise Informal de Competências Auditivas”, que apresentamos nesta comunicação. A fase de rastreio é fulcral para que, a partir dos resultados obtidos, se possa proporcionar o devido encaminhamento das crianças para delineamento de intervenção, quando assim se justifique. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Processamento Auditivo Central | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC) | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 27 | por |
oaire.citationEndPage | 27 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDULOG-PAC_p.27.pdf | 144,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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