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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCapellini, Simonepor
dc.date.accessioned2019-08-26T10:35:36Z-
dc.date.available2019-08-26T10:35:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018) Caracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC). In: Carvalho, G.S., Parente, M.C., Vilaça, T., Vieira, M. de F., Sarmento, T. & Ferreira, F.I. (Eds.) (2018). 2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstracts. Braga: CIEC. p.27.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-55-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61188-
dc.description.abstractA avaliação informal/rastreio do Processamento Auditivo Central (PAC) em crianças de idade escolar é de extrema importância, uma vez que possibilita a deteção precoce de alterações nas competências auditivas, antecipando ou justificando possíveis dificuldades na aprendizagem. O PAC corresponde à interpretação dos sinais acústicos que são detetados pelo sistema auditivo e envolve as seguintes competências auditivas: localização e lateralização do som, memorização de sequências de informações acústicas, discriminação, identificação dos aspetos temporais do som, perante sinais acústicos degradados e competitivos. A deteção e a interpretação dos sinais acústicos são de extrema importância para que a comunicação seja eficaz e para que o desenvolvimento cognitivo-linguístico ocorra. A avaliação destas competências pode ser efetuada com recurso a provas comportamentais (formais e informais ou de rastreio). Neste projeto será inicialmente realizada uma avaliação informal e de rastreio com recurso aos instrumentos “Protocolo de Rastreio do Processamento Auditivo” e “Protocolo de Análise Informal de Competências Auditivas”, que apresentamos nesta comunicação. A fase de rastreio é fulcral para que, a partir dos resultados obtidos, se possa proporcionar o devido encaminhamento das crianças para delineamento de intervenção, quando assim se justifique.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento Auditivo Centralpor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleCaracterização auditiva de crianças: rastreio e avaliação informal do Processamento Auditivo Central (PAC)por
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/assets/docs/BABSTRACT.pdfpor
oaire.citationStartPage27por
oaire.citationEndPage27por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication2018 EDULOG International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us - Programme and Abstractspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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