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TitleConhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus
Author(s)Silva, Bento Duarte da
Lencastre, José Alberto
Bento, Marco
Osório, António José
KeywordsAprendizagem Baseada em Jogos
Gamificação
Jogos educativos
Jogos digitais
Práticas Pedagógicas com Jogos
Issue date2019
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationSilva, B., Lencastre, J. A., Bento, M. & Osório, A. J. (2019). Conhecimentos e Experiências dos Professores sobre Aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação: estudo em três países europeus. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 17-31). Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência.
Abstract(s)O presente texto procura identificar o conhecimento de professores da escolari- dade inicial de três países (Portugal, Itália e Polónia), envolvidos no projeto “Games2Learn & Gamification2Engage”, sobre os conceitos de Game-Based Learning e Gamification, o que sabem acerca da utilização de cenários de inovação pedagógica com jogos digitais, bem como diagnosticar o posicionamento profissional em relação ao uso pedagógico. Para atin- gir esse objetivo, usamos o levantamento como técnica de recolha de dados, através da ela- boração e distribuição de um questionário a 15 professores participantes do projeto. Os resultados mostram que a maioria dos professores participantes no estudo tem hábitos de usar o jogo nos tempos livres e todos os professores consideram que os jogos devem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem. Consideram, ainda, que o uso dos jogos tem bastantes benefícios para a aprendizagem, seja pelo envolvimento e motivação dos alu- nos nas atividades escolares, seja para ajudar os professores a conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto curricular. Sobre a diferenciação entre as metodologias de uso dos jogos, no que respeita aos conceitos de “Aprendizagem Baseada em Jogo” e “Gamificação”, verificou-se que existe um número considerável de professores que não consegue estabelecer qualquer diferenciação ou especificação de cada uma das pedagogias. Assim, este deverá ser um aspeto a clarificar pela equipa de formação no de- curso do projeto.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/61176
ISBN978-989-97374-8-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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