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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorOsório, António Josépor
dc.date.accessioned2019-08-08T13:10:19Z-
dc.date.available2019-08-08T13:10:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, B., Lencastre, J. A., Bento, M. & Osório, A. J. (2019). Conhecimentos e Experiências dos Professores sobre Aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação: estudo em três países europeus. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 17-31). Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência.por
dc.identifier.isbn978-989-97374-8-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61176-
dc.description.abstractO presente texto procura identificar o conhecimento de professores da escolari- dade inicial de três países (Portugal, Itália e Polónia), envolvidos no projeto “Games2Learn & Gamification2Engage”, sobre os conceitos de Game-Based Learning e Gamification, o que sabem acerca da utilização de cenários de inovação pedagógica com jogos digitais, bem como diagnosticar o posicionamento profissional em relação ao uso pedagógico. Para atin- gir esse objetivo, usamos o levantamento como técnica de recolha de dados, através da ela- boração e distribuição de um questionário a 15 professores participantes do projeto. Os resultados mostram que a maioria dos professores participantes no estudo tem hábitos de usar o jogo nos tempos livres e todos os professores consideram que os jogos devem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem. Consideram, ainda, que o uso dos jogos tem bastantes benefícios para a aprendizagem, seja pelo envolvimento e motivação dos alu- nos nas atividades escolares, seja para ajudar os professores a conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto curricular. Sobre a diferenciação entre as metodologias de uso dos jogos, no que respeita aos conceitos de “Aprendizagem Baseada em Jogo” e “Gamificação”, verificou-se que existe um número considerável de professores que não consegue estabelecer qualquer diferenciação ou especificação de cada uma das pedagogias. Assim, este deverá ser um aspeto a clarificar pela equipa de formação no de- curso do projeto.por
dc.description.sponsorshipA investigação conducente a estes resultados recebeu financiamento da Comunidade Europeia através do programa ERASMUS+ ao abrigo do contrato n.o 2017-1- PT01-KA201-035921 «Games 2 Learn & Gamification 2 Engage».por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem Baseada em Jogospor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectPráticas Pedagógicas com Jogospor
dc.titleConhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeuspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate13 - 15 mai. 2019por
sdum.event.titleXI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage17por
oaire.citationEndPage31por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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