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TítuloEvaluation of teachers’ professional performance at Universidade Nacional de Timor Lorosae [UNTL]
Outro(s) título(s)Avaliação do desempenho profissional dos professores na Universidade Nacional de Timor Lorosae [UNTL]
Autor(es)Belo, Abílio António Freitas
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveEast Timor
evaluation
professional development
public higher education
student’s assessment
teacher performance evaluation
Timor Leste
avaliação
desenvolvimento profissional
ensino superior público
avaliação do aluno
avaliação de desempenho de professores
Data12-Fev-2019
Resumo(s)The present study evaluated teacher performance in Universidade Nacional de Timor Lorosae. The tool measures four areas, namely, pedagogical, professional, personal and social competencies. The purpose of the study was to (1) determine how students’ (gender, age, and faculty) and teachers’ (age and experience, academic degree, and faculty) background’ influence the evaluation of teacher performance; (2) the difference between the students’ evaluation and teachers’ selfevaluation on the teacher performance was also determined; and (3) the implementation of the Teaching Performance Evaluation (TPE) in the educational institution. The teacher performance appraisal was administered to 342 students who rated their teachers and 192 faculty who evaluated themselves. The quantitative analysis was conducted by determining the means of the teacher performance and classified by age, gender, years of experience, and educational attainment. The chi-square was used to determine the association of the background of the students and teachers on the results of the teacher performance assessment. The chi-square was also used to determine the difference between student and teacher evaluation. The results showed that students’ background such as gender and faculty where the teacher belongs influence teachers’ performance. The teachers’ background such as years of experience and academic degree influences their self-evaluation. There was a significant difference on students’ evaluation and teachers’ self-evaluation on the performance. The qualitative analysis showed that teachers recognize the importance of TPE through its contribution, regulations, and implementation. Moreover, teachers’ attitude on evaluation is shaped by obstacles and recommendations. Lastly, teacher performance is improved through formative assessment and sample practices.
O presente estudo avaliou o desempenho dos professores na Universidade Nacional de Timor Lorosae. A ferramenta mede quatro áreas, nomeadamente competências pedagógicas, profissionais, pessoais e sociais. O objetivo do estudo foi (1) determinar como as características dos alunos (sexo, idade e departamento) e dos professores (idade, experiência, grau acadêmico e departamento) influencia a avaliação do desempenho do professor; (2) a diferença entre a avaliação dos alunos e a autoavaliação dos professores sobre o desempenho do professor também foi determinada; e (3) a implementação do Teaching Performance Evaluation (TPE) na instituição educacional. A avaliação de desempenho do professor foi administrada a 342 alunos que avaliaram seus professores e 192 professores que se autoavaliam. A análise quantitativa foi realizada determinando as médias do desempenho do professor e classificadas por idade, sexo, anos de experiência e nível de escolaridade. O qui-quadrado foi utilizado para determinar a associação dos antecedentes dos alunos e professores com os resultados da avaliação de desempenho do professor. O qui-quadrado também foi usado para determinar a diferença entre avaliação do aluno e do professor. Os resultados mostraram que os antecedentes dos alunos, como sexo e departamento, em que o professor pertence, influenciam o desempenho dos professores. As características dos professores, como anos de experiência e grau acadêmico, influencia sua autoavaliação. Houve uma diferença significativa na avaliação dos alunos e na autoavaliação dos professores sobre o desempenho. A análise qualitativa mostrou que os professores reconhecem a importância do TPE por meio de sua contribuição, regulamentos e implementação. Além disso, a atitude dos professores em relação à avaliação é moldada por obstáculos e recomendações. Por último, o desempenho do professor é melhorado através de avaliação formativa e práticas de amostra.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60643
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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