Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60637

TítuloFormação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification
Autor(es)Bento, Marco
Lencastre, José Alberto
Pereira, Íris Susana
Palavras-chaveFormação Contínua de Professores
Mobile Learning
Flipped Learning
Gamification
DataMai-2018
CitaçãoBento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2018). Formação de Professores em Cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification. In Carvalho et al. (org.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 442-455). Coimbra: CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.
Resumo(s)Quando falamos de Mobile Learning, referimo-nos a uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Este conceito foi o mote para um projeto de investigação que pretende, através de cenários de inovação pedagógica como o Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification, transformar as práticas pedagógicas dos professores. Assim, desenhamos o processo investigativo suportado numa metodologia de Design Based Research, com ciclos interativos em que a teoria e a prática se alimentaram mutuamente: a etapa um (i) com duas oficinas de formação para professores, dinâmicas e que se foram ajustando ao público-alvo, e a etapa dois com (ii) o acompanhamento e monitorização dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que fizeram parte das formações. Neste artigo abordaremos com mais pormenor a primeira oficina de formação, denominada “Aprender com Dispositivos Móveis – Mobile Learning em Cenários de Flipped Learning e Gamification”. Expomos e analisamos os resultados dos Inquéritos por questionário (i) sobre a experiência prévia dos professores com dispositivos móveis, (ii) sobre os ciclos de avaliação intercalares durante a frequência da formação e (iii) sobre a satisfação com a formação. Com os resultados recolhidos e analisados pudemos construir uma segunda Oficina de Formação, considerando os fatores, que na voz dos professores são determinantes para uma boa formação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60637
ISBN978-972-8627-79-9
Versão da editoraThe original publication is available at https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/48542
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_EJML2018+MarcoBento+Lencastre+IrisPereira.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID