Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60637
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bento, Marco | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.contributor.author | Pereira, Íris Susana | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T14:12:52Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21T14:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-05 | - |
dc.identifier.citation | Bento, M., Lencastre, J. A., & Pereira, I. (2018). Formação de Professores em Cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification. In Carvalho et al. (org.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 442-455). Coimbra: CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8627-79-9 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/60637 | - |
dc.description.abstract | Quando falamos de Mobile Learning, referimo-nos a uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Este conceito foi o mote para um projeto de investigação que pretende, através de cenários de inovação pedagógica como o Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification, transformar as práticas pedagógicas dos professores. Assim, desenhamos o processo investigativo suportado numa metodologia de Design Based Research, com ciclos interativos em que a teoria e a prática se alimentaram mutuamente: a etapa um (i) com duas oficinas de formação para professores, dinâmicas e que se foram ajustando ao público-alvo, e a etapa dois com (ii) o acompanhamento e monitorização dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que fizeram parte das formações. Neste artigo abordaremos com mais pormenor a primeira oficina de formação, denominada “Aprender com Dispositivos Móveis – Mobile Learning em Cenários de Flipped Learning e Gamification”. Expomos e analisamos os resultados dos Inquéritos por questionário (i) sobre a experiência prévia dos professores com dispositivos móveis, (ii) sobre os ciclos de avaliação intercalares durante a frequência da formação e (iii) sobre a satisfação com a formação. Com os resultados recolhidos e analisados pudemos construir uma segunda Oficina de Formação, considerando os fatores, que na voz dos professores são determinantes para uma boa formação. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. PD/BD/128148/2016. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação Contínua de Professores | por |
dc.subject | Mobile Learning | por |
dc.subject | Flipped Learning | por |
dc.subject | Gamification | por |
dc.title | Formação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | The original publication is available at https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/48542 | por |
oaire.citationConferenceDate | 05 maio 2018 | por |
sdum.event.title | 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 442 | por |
oaire.citationEndPage | 455 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_EJML2018+MarcoBento+Lencastre+IrisPereira.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |