Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60625
Título: | Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização |
Outro(s) título(s): | Plans, structures et règles d'organisation: problèmes de focalisation dans l'étude de l'école en tant qu'organisation Plans, structures and organizational rules: problems of focus in the study of school as an organization |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 1991 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | Lima, L. C. (1991). Planos, estruturas e regras organizacionais: Problemas de focalização no estudo da escola como organização. Revista Portuguesa de Educação, 4 (2), 1-20. |
Resumo(s): | O autor procede a uma crítica do modelo racional de análise das organizações, admitindo as suas contribuições quando em articulação com outros modelos analíticos, como é o caso dos modelos de ambiguidade. Neste contexto, propõe um quadro teórico e um aparelho conceptual para a análise sociológica-organizacional da escola, considerando distintos planos analíticos, estruturas e regras organizacionais; das formas como forem perspectivados estes elementos dependerá a selecção de diferentes tipos de focalização analítica da escola como organização. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60625 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Planos, estruturas e regras organizacionais.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |