Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60263

TítuloGestão da avaliação online do ensino-aprendizagem por meio da integração entre as plataformas de e-learning e as tecnologias móveis
Autor(es)Bezerra, Wlahilma Maria de Queiroz
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Nunes, João Batista Carvalho
Palavras-chaveM-learning
Educação online
Smartphone e aprendizagem
Avaliação da aprendizagem com metacognição
Online education
Smartphone and learning
Evaluation of learning with metacognition
Data14-Jan-2019
Resumo(s)A educação online é uma modalidade de ensino que aufere destaque na sociedade do conhecimento em que estar conectado é um estado de ser tão premente que já não nos damos conta desse fato e os celulares com função inteligente, do tipo smartphone, vêm reforçar essa condição, auxiliando o imperativo de manter-se com informação atualizada em tempo real. Se avaliação causa certa agitação entre os educadores, dividindo-os quanto ao que compreendem como sendo objetivos e consequência da avaliação da aprendizagem, imagine-se o desafio de trazer para dentro do processo ensinoaprendizagem o smartphone como componente de apoio à gestão do fazer docente na perspectiva da melhoria no desempenho dos alunos no que tange à elaboração coletiva do conhecimento na educação online. Esta tese de doutoramento traz resultados de uma pesquisa sobre gestão da avaliação, tendo como seara de pesquisa duas disciplinas de um curso de licenciatura à distância (educação online) de uma universidade do Nordeste do Brasil, pertencente ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle (na versão 2.7) e foram experimentadas as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa, tendo sido utilizado o smartphone a fim de criar um elo de aproximação e empatia entre alunos e docente. Para além de averiguar as facilidades de integração entre as plataformas de e-learning e as tecnologias móveis, pretendia-se verificar em que medida o smartphone no processo da gestão do ensino-aprendizagem contribui para a melhoria do desempenho dos alunos da educação online. É nesse cenário que se insere esta pesquisa, trazendo, como objetivo geral, a análise das possibilidades de utilização do smartphone integrado às plataformas de e-learning para a gestão da avaliação online e do fazer pedagógico dos agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Esse objetivo de cariz mais amplo teve como desdobramento os objetivos específicos também relacionados à questão central: i) avaliar o uso do smartphone com a conexão à internet como instrumento de apoio à gestão da avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) do ensino-aprendizagem na plataforma Moodle; ii) identificar o grau de satisfação dos alunos em relação à gestão avaliativa por meio online das suas aprendizagens, debatendo os processos em uma atitude de corresponsabilização da sua aprendizagem; iii) analisar o desempenho dos alunos por ocasião do uso do smartphone com a conexão à internet interagindo com a plataforma Moodle como dispositivos de mediação à avaliação das aprendizagens; iv) verificar até que ponto é possível ao professor planejar sua prática docente em torno das três vertentes de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa), incluindo o uso do smartphone; v) comparar os processos da gestão da avaliação online da aprendizagem na modalidade de Ensino a Distância, tendo como ambiente virtual o Moodle, entre uma turma que usou o smartphone como ferramenta midiática (interface) com outra que não o fez. Como caminho para imersão na pesquisa-ação, foi adotada a abordagem mista, com delineamento incorporado para a coleta dos dados e posterior análise destes. Assim, para dar mais suporte à pesquisa-ação, além das técnicas de observação e análise de conteúdo, foram utilizadas a estatística descritiva e inferencial com suas técnicas exploratórias e testes de comparação, o que permitiu a apreciação exaustiva dos dados pelos mais variados ângulos. Com essa análise criteriosa, chegou-se à comprovação da principal tese da pesquisa, ou seja, ‘o uso do smartphone na gestão do ensino-aprendizagem, no acompanhamento e avaliação dos alunos da educação online, influencia positivamente no desempenho, construção coletiva do conhecimento e satisfação no processo de ensino-aprendizagem’.
Online education is a mode of education that has gained prominence in the knowledge society in which being connected is a state of being so pressing that we no longer realize this fact and smart phones, smartphone-type function, reinforce this condition, helping the imperative to keep up with updated information in real time. If evaluation provokes a certain agitation among educators, dividing them into what they understand as goals and consequences of learning assessment, imagine the challenge of bringing into the teaching-learning process the smartphone as a component to support the management of learning teacher in the perspective of the improvement in the student performance in the collective construction of knowledge in online education. This doctoral thesis brings results of a research on evaluation management, having as research field two disciplines of a distance education course (online education) of a university in the Northeast of Brazil, belonging to the system of the Open University of Brazil (UAB). The course uses the virtual Moodle learning environment (in version 2.7) and the diagnostic, formative and summative evaluation modalities were tried, and the smartphone was used in order to create a bond of rapprochement and empathy between students and teachers. In addition to examining the integration facilities between e-learning platforms and mobile technologies, he wanted to verify 'to what extent the smartphone in the teaching-learning management process contributes to improving the performance of online education students’. It is in this scenario that this research is inserted, bringing, as a general objective, the analysis of the possibilities of using the integrated smartphone to the platforms of e-learning for the management of the online evaluation and of the pedagogic doing of the agents involved in the teaching-learning processes. This broader objective had as its outcome the specific objectives also related to the central question: i) to evaluate the use of smartphone with internet connection as a tool to support the evaluation (teaching, training and summative) evaluation of teaching and learning in the Moodle platform; ii) to identify the degree of satisfaction of the students in relation to the evaluative management of their learning through online, debating the processes in an attitude of co-responsibility of their own learning; iii) to analyze the students' performance on the occasion of the use of the smartphone with connection to the Internet with interaction with the platform Moodle as devices of mediation the evaluation of the learning; iv) verify to what extent it is possible for the teacher to plan his / her teaching practice around the three aspects of evaluation (diagnostic, formative and summative) including the use of smartphone; v) to compare the processes of management of the online evaluation of the learning in the modality of Distance Learning having as virtual environment the Moodle, between a group that used the smartphone as media tool (interface) with another that did not do it. As a way of immersion in action research, a mixed approach was adopted with a built-in design for data collection and subsequent analysis. Thus, in order to support action research, in addition to the techniques of observation and content analysis, descriptive statistics and inference were used with their exploratory techniques and comparison tests that allowed the exhaustive assessment of the data from the most varied angles. With this careful analysis we arrive at the proof of the main research thesis, namely 'the use of smartphone in teaching-learning management, in the monitoring and evaluation of online education students, positively influences performance, collective construction of knowledge and satisfaction in teachinglearning process'.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60263
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra.pdf5,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID