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https://hdl.handle.net/1822/60230
Título: | O Caminho de Santiago como um recurso didático promotor da competência cultural nas aulas de E/LE |
Autor(es): | Silva, América Flávia Borges Pazos-Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Caminho de Santiago Cultura Recurso didático Consciência intercultural |
Data: | Mar-2018 |
Editora: | Edições Húmus |
Resumo(s): | No atual contexto da didática das línguas estrangeiras é consensual dizer-se que língua e cultura fazem parte de um todo indissociável, pois só através da abordagem dos conteúdos culturais é possível chegar a uma aprendizagem eficaz e completa da língua. Assim, a par dos aspetos linguísticos, a componente sociocultural é um elemento chave para o desenvolvimento da competência comunicativa. Esta proposta fundamenta-se, igualmente, no entendimento do Caminho de Santiago como uma prática cultural com um papel relevante relativamente à integração e à unidade entre os diversos povos da Europa, sendo visto como um símbolo de identidade europeia. Contudo, apesar do crescente interesse por este fenómeno cultural, verificámos que o mesmo não tem sido objeto de uma atenção significativa no âmbito E/LE. A exploração do Caminho de Santiago, como recurso didático, pretende que os alunos se aproximem da cultura meta e, simultaneamente, à cultura de origem. Deste modo, apresentar-se várias opções didáticas implementadas, assim como os resultados do projeto anteriormente mencionado. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60230 |
ISBN: | 978-989-755-359-2 |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Silva&Pazos-Justo_EnsenanzaEspanhol-2018.pdf | 478,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |