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https://hdl.handle.net/1822/59686
Título: | Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo sobre o perfil do enoturista do Vale dos Vinhedos (RS) e Vale do São Francisco (BA/PE) |
Outro(s) título(s): | Wine tourism in Brasil: a comparative study of the wine tourist profile in the Vale dos Vinhedos (RS) and Vale do São Fracisco (BA/PE) |
Autor(es): | Lima, Bárbara Dal Rosso |
Orientador(es): | Ribeiro, J. Cadima |
Palavras-chave: | Enoturistas Caracterização Segmentos Vale dos Vinhedos Vale do São Francisco Wine tourist Characterization Segments |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O enoturismo tem apresentado importância crescente para as indústrias do vinho e do turismo,
mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, as
investigações apontam a existência de uma lacuna sobre as características e comportamentos dos
visitantes. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo, determinar as características dos visitantes
da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e Vale do São Francisco.
Para atingir os objetivos mencionados, construiu-se uma ferramenta de investigação que visa a obtenção
de dados qualitativos e quantitativos sobre os turistas de vinho, suas predileções, comportamentos,
motivações para visita e hábitos de consumo. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram
essas regiões, com o apoio de entidades locais e anuência das vinícolas. Os dados foram submetidos a
técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de obter distintos segmentos.
Assim sendo, os resultados apontam que as visitas a estas regiões podem ser motivadas por diversos
fatores, relacionando-se com o vinho, mas também com o desejo de conhecer a região, tirar férias ou
vivenciar momentos de lazer.
Percebeu-se também, que os turistas de vinho encontrados no Vale dos Vinhedos, em sua maioria, são
homens ou mulheres, tem entre 26 e 45 anos, são casados e possuem altos níveis de educação e
rendimentos. Enquanto que no Vale do São Francisco, são maioritariamente mulheres, com idade entre
18 e 35 anos, solteiras, com nível médio-alto de educação e renda média-baixa.
Além disso, obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram denominados: os apaixonados, os
interessados, os visitantes ocasionais e os indiferentes.
As conclusões sugerem também, que conhecer melhor o perfil do enoturista, seus comportamentos e
motivações para a visita, possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e melhora da
oferta, o que pode auxiliar os empreendimentos a tornarem-se mais competitivos. Wine tourism has become increasingly important for the wine and tourism industries, as an alternative for developing wine regions. However, the investigations reveal that there is a lack of information regarding the cellar visitor’s characteristics and behaviors. Thus, the present study aims to determine the visitors’ characteristics from the Brazilian wine regions of the Vale dos Vinhedos and Vale do São Francisco. In order to achieve the mentioned objectives, a research tool was developed to obtain qualitative and quantitative data about wine tourists, their predilections, behaviors, motivations and consumption habits. The surveys were applied to the tourists who visited these regions, with the support of local entities and the consent of the wineries. The data were submitted to multivariate statistical techniques with the objective of obtaining different segments. Therefore, the results indicate that visits to these regions can be motivated by several factors, related to wine, but also with the desire to know the region, take a vacation or experience leisure time. It was also observed that the wine tourists from the Vale dos Vinhedos are mostly men or women, aged between 26 and 45 years, married, with high levels of education and income. While in the Vale do São Francisco, they are mostly women, aged between 18 and 35 years old, single, with medium-high education and low-middle income. In addition, four segments of wine tourists were obtained, which were denominated: the passionate, the interested, the occasional visitors and the indifferent. The conclusions also suggest that knowing better the profile of the wine tourist, its behaviors and motivations for the visit, enables the implementation of new marketing strategies and improvement of the offer, which can help the enterprises to become more competitive. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59686 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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