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dc.contributor.advisorRibeiro, J. Cadimapor
dc.contributor.authorLima, Bárbara Dal Rossopor
dc.date.accessioned2019-03-26T12:40:21Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59686-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractO enoturismo tem apresentado importância crescente para as indústrias do vinho e do turismo, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, as investigações apontam a existência de uma lacuna sobre as características e comportamentos dos visitantes. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo, determinar as características dos visitantes da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e Vale do São Francisco. Para atingir os objetivos mencionados, construiu-se uma ferramenta de investigação que visa a obtenção de dados qualitativos e quantitativos sobre os turistas de vinho, suas predileções, comportamentos, motivações para visita e hábitos de consumo. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas regiões, com o apoio de entidades locais e anuência das vinícolas. Os dados foram submetidos a técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de obter distintos segmentos. Assim sendo, os resultados apontam que as visitas a estas regiões podem ser motivadas por diversos fatores, relacionando-se com o vinho, mas também com o desejo de conhecer a região, tirar férias ou vivenciar momentos de lazer. Percebeu-se também, que os turistas de vinho encontrados no Vale dos Vinhedos, em sua maioria, são homens ou mulheres, tem entre 26 e 45 anos, são casados e possuem altos níveis de educação e rendimentos. Enquanto que no Vale do São Francisco, são maioritariamente mulheres, com idade entre 18 e 35 anos, solteiras, com nível médio-alto de educação e renda média-baixa. Além disso, obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram denominados: os apaixonados, os interessados, os visitantes ocasionais e os indiferentes. As conclusões sugerem também, que conhecer melhor o perfil do enoturista, seus comportamentos e motivações para a visita, possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e melhora da oferta, o que pode auxiliar os empreendimentos a tornarem-se mais competitivos.por
dc.description.abstractWine tourism has become increasingly important for the wine and tourism industries, as an alternative for developing wine regions. However, the investigations reveal that there is a lack of information regarding the cellar visitor’s characteristics and behaviors. Thus, the present study aims to determine the visitors’ characteristics from the Brazilian wine regions of the Vale dos Vinhedos and Vale do São Francisco. In order to achieve the mentioned objectives, a research tool was developed to obtain qualitative and quantitative data about wine tourists, their predilections, behaviors, motivations and consumption habits. The surveys were applied to the tourists who visited these regions, with the support of local entities and the consent of the wineries. The data were submitted to multivariate statistical techniques with the objective of obtaining different segments. Therefore, the results indicate that visits to these regions can be motivated by several factors, related to wine, but also with the desire to know the region, take a vacation or experience leisure time. It was also observed that the wine tourists from the Vale dos Vinhedos are mostly men or women, aged between 26 and 45 years, married, with high levels of education and income. While in the Vale do São Francisco, they are mostly women, aged between 18 and 35 years old, single, with medium-high education and low-middle income. In addition, four segments of wine tourists were obtained, which were denominated: the passionate, the interested, the occasional visitors and the indifferent. The conclusions also suggest that knowing better the profile of the wine tourist, its behaviors and motivations for the visit, enables the implementation of new marketing strategies and improvement of the offer, which can help the enterprises to become more competitive.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnoturistaspor
dc.subjectCaracterizaçãopor
dc.subjectSegmentospor
dc.subjectVale dos Vinhedospor
dc.subjectVale do São Franciscopor
dc.subjectWine touristpor
dc.subjectCharacterizationpor
dc.subjectSegmentspor
dc.titleEnoturismo no Brasil: um estudo comparativo sobre o perfil do enoturista do Vale dos Vinhedos (RS) e Vale do São Francisco (BA/PE)por
dc.title.alternativeWine tourism in Brasil: a comparative study of the wine tourist profile in the Vale dos Vinhedos (RS) and Vale do São Fracisco (BA/PE)por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202191850por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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