Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59574

TítuloRaízes intergeracionais
Outro(s) título(s)Intergenerational roots
Autor(es)Silva, Deolinda Barreira Gomes
Orientador(es)Martins, Custódia
Palavras-chaveRelações intergeracionais
Envelhecimento ativo
Ocupação de tempos livres na infância
Intergenerational relations
Active aging
Occupation of leisure time in childhood
Data2019
Resumo(s)O Relatório de estágio intitulado “Raízes Intergeracionais”, é resultado de um projeto de investigação/intervenção com os utentes do Centro de Ocupação de Tempos Livres e Lar Senior, da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca. A finalidade deste projeto centrou-se na importância do convívio entre gerações, bem como da qualidade da ocupação de tempos livres, com vista ao desenvolvimento integral dos intervencionados. Recorremos ao paradigma construtivista numa perspetiva qualitativa e utilizamos as técnicas da animação-sociocultural. A escolha destas técnicas prendeu-se com o facto de estas permitirem a participação ativa dos participantes em todas as fases do projeto. Desta forma, os destinatários deste projeto tornaram-se protagonistas na transformação da sua realidade e responsáveis pelo alcance dos seus interesses. O público-alvo deste projeto foram as crianças e do CATL e os idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca. Tendo em consideração os resultados da avaliação contínua e final, pudemos concluir que a intervenção teve resultados positivos, nomeadamente se atendermos ao nível de satisfação e vontade de continuar demonstrada.
The Professional Practice Report entitled ”Intergenerational Roots”, is the result of an investigation / intervention project with the users of the Center for Occupancy of Free Time and Senior Home, of the Santa Casa da Misericórdia of Ponte da Barca. The purpose of this project was to focus on the importance of intergenerational relationships and free time occupation without the pression of the obligation, with a view to the integral development of those involved. We use the constructivist paradigm from a qualitative perspective and use the techniques of animation-sociocultural. The choice of these techniques was based on the fact that they allow the active participation of participants in all phases of the project. In this way they became protagonists in the transformation of their reality and responsible for the reach of their interests. Considering the results of the continuous and final evaluation, the intervention had positive results regarding the level of satisfaction and willingness to continue demonstrated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59574
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Deolinda Barreira Gomes Silva.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID