Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58857

TítuloEnsino da moda centrado na sustentabilidade: instituições de ensino europeias com cursos em moda sustentável
Autor(es)Sousa, Eva Vilma Gomes de
Orientador(es)Marques, António Dinis
Palavras-chaveSustentabilidade
Moda ética
Comunicação
Educação
Sustainability
Ethical fashion
Communication
Education
Data2017
Resumo(s)A preocupação com o meio ambiente vem sendo uma das grandes discussões levadas em consideração nos dias de hoje. Os recursos naturais extraídos de forma desenfreada do meio ambiente impactam diretamente no equilíbrio da natureza e de sua preservação. Diante da globalização e o acesso mais amplo ao consumo de bens e serviços, muitos produtos passam a ter a sua validade abreviada, já que facilmente a aquisição de produtos substitutos tornouse mais simples e acessível. No que diz respeito à moda, esse fato é bastante comum. Embora muitos considerem a moda como sendo efêmera e supérflua, ela tem uma representação significativa para a economia mundial. Sabemos que a Indústria Têxtil e do Vestuário, representa uma parcela importante no faturamento da economia mundial, e consequentemente na geração de postos de trabalho. Porem, essa cadeia produtiva da indústria têxtil e de confecção que tanto implica positivamente no crescimento econômico é também responsável por gerar impactos ambientais e sociais que não podem ser ignorados, visto que o seu longo ciclo de produção contribui também de forma negativa, alimentando o alto índice de prejuízo ao ecossistema, contribuindo com as estatísticas alarmante de degradação ao meio ambiente. Diante desta situação, a moda passa a ter uma responsabilidade maior em oferecer produtos éticos e mais sustentáveis. Dai surge à preocupação em informar, instigar e conscientizar os designs e profissionais da moda a pensarem em produtos e processo de produção mais conscientes, amigo do ambiente, ou seja, mais éticos e sustentáveis. Acredita-se que, através da educação, podemos chegar ao alcance de bons resultados, pois, através do ensino, podemos vivenciar novos métodos e práticas sustentáveis, aprofundando ideias e uso de novas matérias, sendo assim, uma forma de trabalhar a conscientização para a mudança do alarmante quadro de poluição e devastação do nosso ecossistema. A contribuição na preservação ao meio ambiente e conscientização pela causa sustentável é um processo individual, mas que implica no coletivo, porem, podemos usar meios de aproximar os consumidores/usuários dessa realidade e da importante parcela que cabe a cada um de nós. A área da moda/design é bastante ampla, envolve segmentos diversos. Sendo que neste estudo é abordado especificamente uma análise da moda no que diz respeito a indústria de têxteis e vestuário. Tendo como objetivo, analisar a forma de comunicação utilizada pelas escolas, universidades e faculdades que oferecem cursos na área da moda em países da UE. Se estas oferecem cursos direcionados a moda ética, ecológica e/ou sustentável. Se as mesmas ofertam cursos na área de eco design. Em caso afirmativo, como é comunicado o programa ofertado. E como os mesmos acontecem, se os conteúdos são dados através de disciplinas, cadeiras, módulos, workshop ou de outras formas. Como funciona a abordagem e consequentemente o alcance das perspectivas proposta. Se a comunicação através do marketing digital é clara e objetiva, capaz de incitar, influenciar estudantes e profissionais da área a participarem e aderir à causa da moda ética.
Concern about the environment has been one of the great discussions taken into account today. The natural resources extracted from the environment unrestrained directly affect the balance of nature and its preservation. In the face of globalization and wider access to the consumption of goods and services, many products are now shortened, since the acquisition of substitute products has become easier and more accessible. As far as fashion is concerned, this fact is quite common. Although many consider fashion to be ephemeral and superfluous, it has a significant representation for the world economy. We know that the Textile and Clothing Industry represents an important part of the world's economy and, consequently, the generation of jobs. However, this productive chain of the textile and clothing industry that positively implies economic growth is also responsible for generating environmental and social impacts that can not be ignored, since its long production cycle also contributes negatively, fueling the high ecosystem damage index, contributing to the alarming statistics of degradation to the environment. Faced with this situation, fashion has a greater responsibility to offer ethical products and more sustainable. Dai comes up with a concern to inform, instigate and make aware of the designs and fashion professionals thinking about more environmentally friendly products and production processes, that is, more ethical and sustainable. It is believed that through education we can achieve good results, because through teaching we can experience new sustainable methods and practices, deepening ideas and use of new materials, and thus, a way of working to raise awareness for alarming pollution and devastation of our ecosystem. Contribution in preserving the environment and raising awareness of the sustainable cause is an individual process, but it involves the collective, but we can use the means to bring the consumers / users closer to this reality and the important portion that belongs to each one of us. The area of fashion / design is quite wide, involving diverse segments. Since this study specifically addresses a fashion analysis with regard to the textile and clothing industry. Aimed at analyzing the form of communication used by schools, universities and colleges that offer courses in the field of fashion in EU countries. If these offer courses aimed at ethical, ecological and / or sustainable fashion. If they offer courses in the area of eco design. If so, how is the offered program communicated? And how they happen, if the contents are given through disciplines, chairs, modules, workshop or other ways. How the approach works and consequently the scope of the proposed perspectives. If communication through digital marketing is clear and objective, able to incite, influence students and professionals in the field to participate and adhere to the cause of ethical fashion.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58857
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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