Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58289
Título: | Pequenos mas gigantes exploradores num mundo para descobrir |
Outro(s) título(s): | Petits mais géants explorateurs dans un monde à découvrir |
Autor(es): | Oliveira, Mélanie Gomes |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Creche Desenvolvimento motor Exploração sensório-motora Movimento Espaço exterior Garderies Développement moteur Exploration sensorielle-moteur Mouvement Espace extérieur |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente documento constitui o relatório de estágio do Mestrado em Educação
Pré-Escolar, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo
2017-2018. Este assenta na minha intervenção pedagógica desenvolvida na valência de
creche em uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
O projeto de intervenção pedagógica “Pequenos mas Gigantes Exploradores num
Mundo para descobrir”, surgiu pelo facto de as crianças se encontrarem numa fase de
descobertas, tanto do seu corpo como dos materiais e objetos que as rodeiam. Apoiou-se
também no facto destas mostrarem uma evidente necessidade de movimento bem como
uma enorme vontade de ir para o exterior, de modo a terem oportunidade de
desenvolver as suas brincadeiras e se movimentarem livremente. Como, na minha
opinião, o espaço exterior desta sala de creche poderia proporcionar um repertório de
experiências sensório-motoras mais rico, elaborei algumas propostas de intervenção
com vista a equipar este espaço, intervindo também desta forma na ampliação de
oportunidades de brincadeira e jogo.
Desta forma, e de modo a responder aos interesses e necessidades das crianças,
foram desenvolvidas diversas estratégias, nomeadamente ao nível do movimento, do
desenvolvimento de experiências sensório-motoras e ao nível da introdução de novos
materiais no espaço exterior. As crianças tiveram então oportunidade de desenvolver
aprendizagens a vários níveis, não só através da manipulação e exploração dos
materiais, quer pela sua textura, quer pelo som que produz, quer pelo seu cheiro e sabor,
como também pelo contacto com materiais naturais e pelas oportunidades de
movimento proporcionadas.
O projeto desenvolvido permitiu-me assim constatar a importância do
desenvolvimento motor nas crianças, não só através de oportunidades de movimento,
como também através de experiências sensório-motoras. Para além disso, permitiu-me
também reconhecer o espaço exterior como um importante promotor destas
aprendizagens em contexto de creche. Ce document constitue le rapport de stage du Master en éducation préscolaire, tenue à l'Institut de l'éducation de l'Université du Minho dans l'année académique 2017- 2018. Ceci est basé sur mon intervention pédagogique développée dans la valence de la garderie dans une Institution Privée de Solidarité Sociale (IPSS). Le projet d'intervention pédagogique « Petits mais Géants Explorateurs dans un Monde à découvrir» est émergé parce que les enfants sont dans une phase de découvertes de son corps et des matériaux et objets qui les entourent. Il était également soutenu par le fait qu'ils montraient un besoin évident de mouvement ainsi qu'un énorme désir de partir à l'extérieur afin d'avoir l'opportunité de développer ce qui les plaisante et de se déplacer librement. Puisque, selon moi, l'espace extérieur de cette classe pourrait fournir un répertoire plus riche d'expériences sensori-motrices, j'ai fait quelques propositions d'intervention pour équiper cet espace, intervenant ainsi pour augmenter les opportunités de jeu. Ainsi, afin de répondre aux intérêts et aux besoins des enfants, différentes stratégies ont été développées, notamment au niveau du mouvement, du développement d'expériences sensori-motrices et de l'introduction de nouveaux matériaux dans l'espace extérieur. Les enfants ont alors eu l'opportunité de développer l'apprentissage à différents niveaux, non seulement à travers de la manipulation et l'exploitation des matériaux, soit pour leur texture, le son qu'ils produisent, leur odeur et leur goût, mais aussi leur contact avec les matériaux naturels et les opportunités de mouvement. Le projet développé m'a permis de constater l'importance du développement moteur chez les enfants, non seulement à travers des opportunités de mouvement, mais aussi à travers des expériences sensori-motrices. De plus, cela m'a aussi permis de reconnaître l'espace comme un promoteur important de ces apprentissages dans le contexte des garderies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58289 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mélanie Gomes Oliveira.pdf Acesso restrito! | 3,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |