Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58289

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorOliveira, Mélanie Gomespor
dc.date.accessioned2019-01-16T15:38:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58289-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente documento constitui o relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo 2017-2018. Este assenta na minha intervenção pedagógica desenvolvida na valência de creche em uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O projeto de intervenção pedagógica “Pequenos mas Gigantes Exploradores num Mundo para descobrir”, surgiu pelo facto de as crianças se encontrarem numa fase de descobertas, tanto do seu corpo como dos materiais e objetos que as rodeiam. Apoiou-se também no facto destas mostrarem uma evidente necessidade de movimento bem como uma enorme vontade de ir para o exterior, de modo a terem oportunidade de desenvolver as suas brincadeiras e se movimentarem livremente. Como, na minha opinião, o espaço exterior desta sala de creche poderia proporcionar um repertório de experiências sensório-motoras mais rico, elaborei algumas propostas de intervenção com vista a equipar este espaço, intervindo também desta forma na ampliação de oportunidades de brincadeira e jogo. Desta forma, e de modo a responder aos interesses e necessidades das crianças, foram desenvolvidas diversas estratégias, nomeadamente ao nível do movimento, do desenvolvimento de experiências sensório-motoras e ao nível da introdução de novos materiais no espaço exterior. As crianças tiveram então oportunidade de desenvolver aprendizagens a vários níveis, não só através da manipulação e exploração dos materiais, quer pela sua textura, quer pelo som que produz, quer pelo seu cheiro e sabor, como também pelo contacto com materiais naturais e pelas oportunidades de movimento proporcionadas. O projeto desenvolvido permitiu-me assim constatar a importância do desenvolvimento motor nas crianças, não só através de oportunidades de movimento, como também através de experiências sensório-motoras. Para além disso, permitiu-me também reconhecer o espaço exterior como um importante promotor destas aprendizagens em contexto de creche.por
dc.description.abstractCe document constitue le rapport de stage du Master en éducation préscolaire, tenue à l'Institut de l'éducation de l'Université du Minho dans l'année académique 2017- 2018. Ceci est basé sur mon intervention pédagogique développée dans la valence de la garderie dans une Institution Privée de Solidarité Sociale (IPSS). Le projet d'intervention pédagogique « Petits mais Géants Explorateurs dans un Monde à découvrir» est émergé parce que les enfants sont dans une phase de découvertes de son corps et des matériaux et objets qui les entourent. Il était également soutenu par le fait qu'ils montraient un besoin évident de mouvement ainsi qu'un énorme désir de partir à l'extérieur afin d'avoir l'opportunité de développer ce qui les plaisante et de se déplacer librement. Puisque, selon moi, l'espace extérieur de cette classe pourrait fournir un répertoire plus riche d'expériences sensori-motrices, j'ai fait quelques propositions d'intervention pour équiper cet espace, intervenant ainsi pour augmenter les opportunités de jeu. Ainsi, afin de répondre aux intérêts et aux besoins des enfants, différentes stratégies ont été développées, notamment au niveau du mouvement, du développement d'expériences sensori-motrices et de l'introduction de nouveaux matériaux dans l'espace extérieur. Les enfants ont alors eu l'opportunité de développer l'apprentissage à différents niveaux, non seulement à travers de la manipulation et l'exploitation des matériaux, soit pour leur texture, le son qu'ils produisent, leur odeur et leur goût, mais aussi leur contact avec les matériaux naturels et les opportunités de mouvement. Le projet développé m'a permis de constater l'importance du développement moteur chez les enfants, non seulement à travers des opportunités de mouvement, mais aussi à travers des expériences sensori-motrices. De plus, cela m'a aussi permis de reconnaître l'espace comme un promoteur important de ces apprentissages dans le contexte des garderies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectExploração sensório-motorapor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectEspaço exteriorpor
dc.subjectGarderiespor
dc.subjectDéveloppement moteurpor
dc.subjectExploration sensorielle-moteurpor
dc.subjectMouvementpor
dc.subjectEspace extérieurpor
dc.titlePequenos mas gigantes exploradores num mundo para descobrirpor
dc.title.alternativePetits mais géants explorateurs dans un monde à découvrirpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202134911por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mélanie Gomes Oliveira.pdf
Acesso restrito!
3,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID